11 de janeiro de 2010

Entrevistas

Imagens de Marca: Hoje arranca mais um ano do clube de criativos?


Rita Baltasar: Hoje é o primeiro evento de 2010, um dos muitos que pretendemos fazer agora este ano. Vai ser um arranque assim com o pé direito, com lotação esgotada.


 


IM: Pretende-se dinamizar o CCP. Qual a estratégia para alcançar esse objectivo?


RT: Nós temos uma estratégia que temos vindo a desenvolver desde que a Direcção tomou pose, são passos pequeninos…


 


IM: Que foi quando?


RT: Que foi há dois anos, portanto é o segundo ano que esta direcção está no Clube e temos vindo a fazer um trabalho de recuperação de sócios, actualização de sócios, captar as camadas mais jovens, estudantes de escolas e universidades, vamo-nos focar muito neste target.


Hoje temos muitas novidades a anunciar, uma delas ligada também com a massa crítica associativa que é baixámos para metade o valor das quotas para ver se conseguimos ter mais companheiros junto do clube, termos mais adesão.


Outra das novidades é o lançamento do novo site do Clube de Criativos. Vamos apostar forte nesta plataforma de comunicação com os sócios, estudantes e todos os profissionais de comunicação de Portugal.


 


IM: Porquê essa aposta na internet? E essa aposta também passa pelas redes sociais?


RT: Na minha apresentação uma das coisas que o Clube diz é: Tal como o Clima, o Clube também muda. Temos que acompanhar a evolução dos tempos e é impossível acompanhar a mudança no mercado sem termos uma presença forte digital, nas redes sociais. Temos um site muito virado para esta comunidade de profissionais na área da comunicação. Fechámos parcerias importantíssimas com o Carga de Trabalhos e o PTfolio. O Carga de Trabalhos é o site de emprego na área da comunicação mais referenciado e o PTfolio mostra o que de mais relevante se faz em publicidade.


Vamos ter uma área de notícias bastante actualizada com colaboradores de diversas áreas de comunicação sobre a edição do editor Bob Ferraz. O site vai ter uma área exclusiva para sócios onde os sócios podem trabalhar o seu portfolio, podem colocar o seu portfolio online, podem-se mostrar ao mercado. Temos uma área reservada para estudantes, vamos ter uma área para eventos, vamos calendarizar eventos e vamos explicar o que está a acontecer não só na área da comunicação mas também na área da cultura, dos espectáculos, da música. Portanto tudo o que o público da comunicação consome.


 


IM: Portanto não será um site estático mas sim bastante dinâmico onde pessoas podem interagir?


RT: O site vai ser dividido em 3 fases de implementação. A primeira já está online. Depois de concluídas todas as fases de implementação nós pretendemos que seja um portal de referência na área da comunicação em Portugal.


 


IM: Quando é que a última fase estará implementada?


RT: Nós gostaríamos que no final do primeiro semestre deste ano conseguíssemos ter tudo a funcionar. Estamos a trabalhar para isso.


 


IM: A própria imagem também foi renovada pela Leo Burnett?


RT: A Leo Burnett foi convidada este ano para desenvolver a imagem do décimo segundo festival de criatividade que vai acontecer em Maio. A Leo Burnett foi a agência mais premiada em 2009. Aceitou o desafio do clube e vamos revelar o tema do próximo festival do Clube de Criativos que será subordinado ao tema “The Story Telling” porque nós acreditamos que em 2010 o sucesso das marcas passará por aquelas que mais conseguirem captar os consumidores e que melhor consigam contar as suas histórias. Cabe-nos a nós e aos criativos de Portugal, juntamente com o desafio que lançamos aos clientes, contornarmos esta questão desta fase conturbada que estamos a passar e pôr a criatividade ao serviço da comunicação.


 


IM: E o festival é o ponto central do Clube de Criativos de Portugal?


RT: O Clube tem todos os anos um grande acontecimento que vai ser o décimo segundo festival de publicidade onde é premiado o melhor trabalho que se fez durante o ano de 2009. Hoje lançamos também o anuário do festival do ano passado, e pela primeira vez é um anuário totalmente digital. O ano passado o festival abordava o tema do Risco e o festival resolveu arriscar também na plataforma do anuário. Está hoje à venda e reúne todos os trabalhos que foram premiados no ano passado.



 


IM: Hoje é também a mostra do Art&Copy. Porquê?


RT: O Art&Copy tem sido um documentário que tem gerado muita actividade na comunidade da comunicação. É um documentário muito desejado e vai estrear hoje em Lisboa e em Dublin. Só não é uma estreia europeia porque já foi exibido em Londres e os comentários têm sido excelentes. E a lotação esgotada do auditório da Caixa Geral de Depósitos demonstra que este é um documentário muito apetecível e que vai ser um sucesso.


 


IM: E esta parceria com a CGD? Como nasce e vai-se prolongar a todas as acções do CCP?


RT: Esta parceria começa com este evento mas já percebemos também que é intenção do Clube e da Caixa, por todo o sucesso que estamos a presenciar na iniciativa de hoje, que é uma parceria com pernas para andar. O Clube é uma entidade sem fins lucrativos e vive destas parcerias e a Caixa foi uma das parceiras que conseguiu em aproximações e em conversas que tivemos disponibilizar o auditório para o dia de hoje e trazer o filme, e foi assim que nasceu uma parceria que eu penso que venha a ter mais eventos durante este ano de 2010.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.