Imagens de Marca: Por que é que a Fnac decidiu entrar no Twitter?
Viriato Filipe: Nós estamos presentes há 3 meses com todas as lojas da rede Fnac. Achámos que tinha algumas particularidades interessantes.
Como temos lojas fora dos grandes centros urbanos; percebemos que há um interesse particular pelas redes sociais nessas zonas em que há menos oferta. Por isso, achámos que era uma boa maneira de divulgar as nossas actividades culturais, contornando, assim, os órgãos de comunicação tradicionais e informando uma comunidade que mostra interesse pelas nossas actividades.
Sentimos uma grande adesão de pessoas a nível regional e pensamos que é um incentivo para trazermos pessoas às lojas e ter contacto mais directo com um público fiel. Contudo, o que divulgamos são apenas conteúdos e eventos de interesse cultural e não comercial.
IM: Que características tem uma empresa de ter para aceder a este universo?
VF: Cada meio tem a sua característica e cada empresa encara as vantagens consoante o seu posicionamento. Nós queremos ter uma ligação muito directa e espontânea com o nosso público… Em vez de enviarmos newsletters, percebemos que há um efeito de confiança acrescida em relação a outros meios de informação. No nosso caso, queremos chamar a atenção para o interesse das pessoas para um evento e também porque achamos que é um meio mais amigável. Qualquer empresa pode explorar como achar melhor, mas a informação comercial achamos que perde interesse, por isso, não promovemos produtos.
IM: Que cuidados se deve ter em relação a uma plataforma como o esta?
VF: O público está cada vez mais informado e ciente da manipulação da comunicação de forma geral e estão mais alerta. Esse cidadão tem de ser tido em conta e nós temos de fazer com que o utilizador sinta que a nossa informação é útil. Para nós é apenas um serviço que pode enriquecer a pessoa e convidar as pessoas a ir às nossas lojas. Uma informação que não é para vender produto mas para acrescentar algo ao dia-a-dia das pessoas. Acima de tudo, é posicionarmo-nos como um actor cultural importante e achamos que o Twitter pode ser um potencial divulgador da nossa imagem de marca e um canal privilegiado com as pessoas.
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