28 de fevereiro de 2008

Entrevistas

Nicholas Boothman é o fundador da empresa de consultoria empresarial Corporate Images. Percebeu, ao longo da sua carreira como fotógrafo de moda para empresas como a Coca-Cola e a Bell, que o sucesso nos negócios dependia da capacidade de estabelecer sintonia instantânea com os outros. O seu livro Como Fazer os Outros Gostar de Si em 90 Minutos já vendeu mais de 300 mil exemplares nos EUA e Canadá e foi traduzido para 15 línguas em 42 países.   


 


 


Imagens de Marca: Como é que sabemos que estamos a projectar a imagem correcta no trabalho?


Nicholas Boothman: O que as pessoas querem projectar geralmente é confiança. A confiança é a base de qualquer relação e de qualquer negócio. Para isso, começas com uma atitude. É a tua atitude, mais do que outra coisa, no início de um encontro, que define o teu sucesso ou o teu falhanço. É a tua atitude que direcciona o teu comportamento e o dos outros.


 



IM: Como é que criamos a primeira imagem do outro?


NB: É o instituto. Nós temos três cérebros. A parte reptilian do cérebro, a mais primitiva, um sistema límbico, que toma as decisões emocionais, e o córtex, que toma as decisões lógicas. Mas a primeira coisa que usamos quando vemos alguém é a parte reptilian do cérebro. Nesta é desenvolvida uma resposta do tipo “luto ou fujo”. Inconscientemente, quando vejo alguém, penso: eu quero ficar ou ir embora.


 


Os primeiros segundos de um encontro inicial são determinados por reacções instintivas. Os sinais são transmitidos inconscientemente de uma pessoa para outra. E os principais sinais que usas e que podem fazer alguém sentir-se bem são: 1) a tua atitude (disponível, energético, acolhedora); 2) contacto visual (a confiança está nos olhos); 3) o sorriso; 4) linguagem corporal. Expõe o teu coração nos gestos! Estas quatro coisas em dois segundos enviam o sinal de que estás feliz e de que podem confiar em ti.  


 


 IM: Concluo que o que vemos se torna mais importante do que o que ouvimos…


NB: Nos primeiros dois segundos, definitivamente. Nos seguintes, o que interessa é trazer boas ideias para o mercado.


 


IM: Porquê noventa segundos?


NB: Porque se eu dissesse a verdade e dissesse dois segundos ninguém acreditaria. Nos primeiros noventa segundos todos nós estabelecemos uma ligação com os instintos da outra pessoa. A comunicação nos negócios dá-se em três momentos. Em noventa segundos, tens de dizer três coisas. Número um, confio em ti. Número dois, fazes sentido. O que dizes é lógico. Número três – e este é muito importante porque envolve um factor emotivo –, envolveste-me. E chegas a estas conclusões muito rapidamente.


 


IM: Temos todos capacidade para transmitir uma imagem positiva?


NB: Toda as pessoas têm super poderes. Tudo depende da forma como cada um de nós coloca esses super poderes a funcionar. O primeiro é o entusiasmo. Todos nascemos com entusiasmo. O segundo é a curiosidade. Em terceiro lugar, a empatia. O ser humano é dotado de empatia. Quando um bebé chora no berçário, os outros à volta também começam a chorar. Em quarto lugar, capacidade de feedback. Nos negócios não há falhanços, só há feedback. Certamente, durante a nossa carreira, fazemos coisas erradas, mas não podemos ir chorar para casa e dizer “desisto de tudo”. Mas podemos dizer: “aquilo não vai voltar a acontecer, eu vou aprender”. E em quinto lugar, imaginação. Se usarmos estes cinco super poderes no trabalho e de maneira que sejam visíveis para os outros, teremos sucesso.


 


IM: Como fazemos com que os outros gostem de nós no trabalho?


NB: As pessoas têm de sentir que podem confiar em ti. Depois há pequenas coisas que fazem toda a diferença.


 


IM: Como, por exemplo?


NB: Ser congruente. Olhar o outro nos olhos. Dar feedback. Sorrir. Não interromper os outros. Pensar a cores. Sincronizar a linguagem corporal com a do outro. São coisas pequenas, mas que se tornam realmente importantes. A maior parte das quais as pessoas já conhecem ou julgam que conhecem.


 


IM: O que significa pensar a cores?


NB: Muitas pessoas de sucesso pensam através de imagens. Pensar através de imagem é pensar utilizando metáforas. Dou-lhe um exemplo. Quando Frank Sinatra canta “Fly me to the moon”, não está a fazer uma serenata a uma torre de controlo de um aeroporto, está a usar uma metáfora para explicar a quem o ouve o que é o amor.


 


IM: Pode dar algumas dicas para uma entrevista de emprego?


NB: Em primeiro lugar, seja você mesmo. Vista-se bem, mais facilmente as pessoas o levam a sério. Caminhe até ao meio da sala mais lentamente do que o normal. Faça boas perguntas. Sincronize a linguagem corporal com a do seu interlocutor. Saiba como ele se veste e vista-se da mesma maneira.


           

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