27 de novembro de 2008

Entrevistas

 


Quem não se lembra da frase “o coelhinho foi com o pai Natal e o Palhaço no comboio ao circo”? O filme de Natal dos chocolates Imperial foi transmitido durante 18 anos e faz parte do imaginário infantil de várias gerações. Foi filmado em 1979, tendo a filha de um dos sócios da P35 como protagonista. Filipa Schlesinger, filha de João Rapazote, é a menina loira de olhos claros, que durante anos e anos anunciou nas casas dos portugueses a chegada do Natal. Um estudo levado a cabo pela agência confirmou o que já se suspeitava: os mais pequenos consideravam que o Natal só tinha chegado quando o filme aparecia na televisão


 


Fundada em Novembro de 1966, a Panorâmica 35 começou por ter quatro sócios. Eram eles Luís Gaspar, Mário Lopes, Manuel Faria de Almeida e Fernando Peres. Dois anos depois viram-se reduzidos a dois sócios, ficando Luís Gaspar como sócio maioritário e Fernando Peres com 10% do capital da empresa. Em 1972, entra no capital da empresa João Rapazote e José Manuel Figueiredo Nunes. Os anos 70 foram marcados pelo reconhecimento da produtora, que arrecadou sete dos 17 prémios atribuídos no Festival do Filme Publicitário Português de 1973. Só em 1977 começaram a surgir empresas concorrentes à Panorâmica 35. Passados 42 anos desde a abertura das portas, a produtora mais antiga do país reformulou a sua imagem, tem novas instalações e novos projectos na manga. Manuel Calçada, director-geral P35, garante que a nova imagem representa “uma viragem”.


 


Imagens de Marca: Porquê a necessidade de mudança?


Manuel Calçada: A marca Panorâmica 35 implantou-se no mercado e hoje tem uma enorme notoriedade na área da Comunicação e Marketing. O facto de ter cumprido 42 anos em 26 de Novembro é prova disso. Mas sentimos o desgaste que a dinâmica do mercado impõe e que nos desafia a aceitar. Nessa perspectiva, e por necessidade de nos aproximarmos e adaptarmos o mais possível às exigências dos clientes, às novas oportunidades de negócio e ao surgimento dos new media, aliámos a competência e a longevidade da marca à inovação e à flexibilidade que pretendemos ter.



 


IM: O que é que esta nova imagem pretende transmitir?


MC: O novo logótipo pretende marcar uma viragem ou um reinício. As formas arredondadas sugerem leveza e fluidez, inspiram modernidade na atitude e proximidade para com o mercado e os nossos parceiros. Como estamos em constante evolução, o logótipo também não é fechado. Este reinício é marcado também pela escolha do verde aberto e luminoso, reflectindo o espírito jovem, renovador e fresco com que a P35 encara a sua actividade.


 


IM: Quais são os valores da empresa?


MC: Inovação, Rigor, Competência, Diferenciação, Transparência, Proximidade, Parceria, Sustentabilidade Ambiental.


 



IM: Que novas áreas/projectos a P35 quer abraçar?


MC: Queremos posicionar-nos como uma verdadeira Produtora Multimédia, trabalhar a oferta em áreas digitais tão diversas como a Web, a Animação e a Multimédia aplicada aos eventos, produzindo os vídeos e trabalhando a pós produção e edição da melhor forma. Esse garante de qualidade é fundamental na nossa estratégia e condizente com o facto de continuarmos a ser uma excelente produtora de filmes de publicidade para TV.


 


IM: Como é que prevê a evolução do sector em 2009? E de que forma pretendem enfrentar a retracção do mercado?


MC: Vai ser difícil para todos, os cortes nos investimentos de comunicação e marketing dos grandes anunciantes vão reflectir-se em cascata, trazendo as dificuldades inerentes. Acreditamos contudo que, a forma como esses budgets irão ser geridos e direccionados para targets específicos, deixa algumas oportunidades em aberto, nomeadamente nos novos media. É aí que pretendemos estar para ultrapassar esta fase de retracção.

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