O Imagens de Marca esteve à conversa com José Ramos, Vice-Presidente da Toyota Caetano Portugal, e Paula Arriscado, Directora de Marketing da Toyota Caetano Portugal.
Imagens de Marca: Por que é que a Toyota decidiu produzir em Portugal?
José Ramos: Decidimos produzir em Portugal, porque na altura não era possível importar unidades montadas. Depois de 1977, houve alguma liberalização e foi possível importar algumas viaturas de passageiros. No entanto, reconvertemos a nossa fábrica na produção de veículos comerciais e temos mantido essa estratégia, não indo por soluções mais fáceis de importar viaturas, mas mantendo os postos de trabalho e contribuindo para a indústria nacional.
IM: Como é que uma marca japonesa conquista um mercado que, neste sector, é apegado a marcas europeias?
JR: A estratégia da Toyota também passou pela criação dum centro de desenvolvimento de viaturas para os europeus. Portanto, na Europa, as viaturas são projectadas em França e, para além disso, a sustentar toda a actividade, a Toyota tem nove fábricas na Europa.
IM: Quais são os modelos mais vendidos em Portugal?
JR: O modelo mais vendido em Portugal foi sempre o Corolla e o Auris. Actualmente, o Yaris também está entre os mais vendidos.
Imagens de Marca: Que valores definem a marca Toyota?
Paula Arriscado: A Toytota tem como valor primordial desde a primeira hora o ambiente. Por outro lado, procuramos que os nossos veículos sejam seguros sem castigar o prazer da condução. E, como base de tudo isto, eu diria a qualidade da marca, muito alicerçada numa herança de qualidade e fiabilidade. É este o nosso posicionamento no que diz respeito ao valor da marca. No âmbito social, há uma grande procupação de sustentabilidade empresarial e de presença activa na sociedade.
IM: Quais são os pontos fortes do vosso programa comemorativo?
PA: Este é o ano do Salão Automóvel em Portugal e do Rock in Rio e nós vamos utilizar estas iniciativas, que já vêm do histórico da marca, para fazermos uma ponte para as comemorações. Paralelamente, teremos uma campanha institucional, que já começou em Janeiro, e o lançamento de um produto com uma versão especial alusiva ao aniversário. Destinados ao público, teremos os Toyota Days, em Maio, onde vamos juntar cerca de três mil clientes, não só para experimentarem toda a gama de viaturas Toyota, mas também para partilharem dos valores da marca. Vai ainda haver campanhas de pós-venda e acções no terreno, para conquistarmos as camadas mais jovens.
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