Vídeo: Um dos “teasers” utilizados no arranque do concurso.
Organizado pela Ford, em parceria com o Hi5, o primeiro reality show virtual português está a mobilizar aquela rede social online e a levar cinco concorrentes numa escalada de popularidade, quer no ciberespaço, quer fora dele. Em jeito de balanço, agora que o concurso vai a meio, o Imagens de Marca lançou algumas questões à organização do Ícones, que pelo elevado número de pessoas que afirma impactar o considera um projecto de “enorme sucesso”.
Imagens de Marca: Qual o feedback que têm recebido até agora?
Organização do Ícones: O Feedback tem sido surpreendente e o primeiro indicador a ter em conta foi o número de inscrições para casting. 6390. Nas primeiras horas inscreveram-se quase 800 pessoas, e desde aí foi sempre a crescer, de forma muito regular e sustentada. Hoje, com o Reality Show já a decorrer, os cinco Ícones têm feito um trabalho fantástico. Durante as duas primeiras semanas foram para a “net” e para rua para cumprir o primeiro desafio, fazer campanha em prol da sua popularidade convidando as pessoas a participar na mega “Beach-Party” que aconteceu no Delmar, na Costa da Caparica, onde estiveram milhares de pessoas que receberam entusiasticamente os seus novos ícones. De seguida, os nossos Ícones, para cumprir o segundo Desafio, andaram a fazer de “Emplastros”. Foram duas semanas de grande divertimento onde apareceram a “emplastrar” nos vários meios de comunicação social. Conseguiram vários directos, mais de 40, alcançando um enorme destaque nos media durante esse período.
IM: Como tem sido a reacção do vosso público-alvo?
OI: Tem sido uma reacção fantástica. Este projecto, já se encontra perfeitamente massificado no Hi5 e consequentemente junto de toda a população jovem de Portugal. Lembro que o Hi5 em Portugal tem mais de 2 milhões de pessoas registadas. Essas pessoas participam activamente apoiando os seus Ícones favoritos através de comentários e campanhas de incentivo à sua participação. Mas o efeito dos ícones já ultrapassou e muito as fronteiras do Hi5 e dos desafios “oficiais”. Diariamente têm aparecido vídeos sobre o tema, clubes de fãs e manifestações espontâneas que se materializam em festas e outro tipo de eventos onde o tema que junta essas pessoas é os Ícones e o novo Ford Fiesta.
O concurso | IM: Quantas visitas teve o site icones.sapo.pt?
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IM: As páginas de hi5 dos concorrentes tiveram um aumento substancial de visitas?
OI: Desde que o relity show começou há um mês atrás os cinco Ícones já angariaram mais de 10500 novos amigos a adicionar aos milhares que já tinham. Com milhares e milhares de comentários aos perfis, fotos e vídeos. E em termos de cobertura mediática, o Ícones já foi mencionado em mais de 50 blogs e 150 notícias, imprensa, TV e rádio.
IM: Como efectuam o cálculo de popularidade?
OI: Está tudo assente num critério, o índice de popularidade, que é avaliado por um júri e que envolve factores como amigos, comentários, capacidade de activar a rede de amigos de uma forma criativa e original, qualidade dos conteúdos da página de hi5, desde vídeos a fotos. Diariamente o Júri reúne e actualiza os índices de popularidade de cada participante.
IM: Quais são as expectativas daqui para a frente?
OI: Mais do que expectativas estamos numa fase já com muitas certezas. Ninguém tem dúvida do enorme sucesso que este projecto está a ser. Agora temos várias etapas pela frente que irão dar ainda mais visibilidade e popularidade ao Novo Fiesta – fazer dele um Ícone desta geração. O ponto alto deste projecto aparecerá em Outubro com a primeira mega concentração de Fiestas do mundo. E não seremos nós sozinhos a fazê-la, será toda uma comunidade de fãs dos ícones do novo Ford Fiesta que está comprometida a realizá-la.
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