5 de setembro de 2008

Entrevistas



















 



Com a assinatura “Mobilizing brands”, a agência nasce dentro do universo TIM w.e. – também multinacional portuguesa dedicada ao entretenimento móvel –, com o propósito de privilegiar o telemóvel como canal de comunicação e responder a uma necessidade do mercado em novas abordagens de marketing, “mais centradas no consumidor, personalizadas e costumizadas, mais impactáveis e mensuráveis”, tal como explica João Montes.


 


Sedeada em Lisboa, conta actualmente com cerca de 40 profissionais, espalhados em sucursais internacionais, em países como Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Colômbia, Nicarágua, Perú, México, África do Sul, Emiratos Árabes, Turquia, e agora Portugal e Espanha.


 


Clientes MKTM
O nome da agência até surgiu depois de já terem ganho alguns clientes. Tendo tido as suas primeiras operações na zona do Cono Sur – Argentina Uruguai, Chile – a MKTM apresenta já uma lista de 20 clientes. Em Portugal enumera a TMN, a EDP, a Lipton, o BES, a Edimpresa, a Sumol, a Volvo, a Olá.



Apesar de recente, a MKTM tem já desenvolvido um track record relevante de cerca de 20 campanhas em Portugal para clientes como a TMN, EDP, Lipton ou BES, actuando através da sua equipa central. No entanto, para liderar a direcção comercial da nova agência a nível ibérico, a MKTM tem neste momento um processo de recrutamento que espera finalizar até ao final do mês de Setembro. 
A nível internacional, a MKTM tem já desenvolvido campanhas para clientes como a Coca-cola, a Repsol, Unilever, Yahoo, Petrobrás, entre muitas outras. Mais recentemente, anunciou na Argentina um contrato de exploração da imagem do famoso ex-jogador de futebol, Diego Armando Maradona.


 


Apesar de apenas se apresentar comercialmente agora, a MTKM já desenvolveu em território nacional uma série de projectos. Ficam alguns exemplos:



 


Sudoeste TM
A agência desenvolveu uma solução bluetooth para a operadora. Através de promotores equipados com dispositivos desta tecnologia, a circular pelo recinto do Festival Sudoeste, os visitantes podiam receber de forma gratuita nos seus telemóveis acerca do evento, como alinhamento e biografia das bandas, mapa, entre outros.



 


EDP – Meia Maratona de Lisboa
Durante as quatro semanas que antecederam a prova, os participantes inscritos na Meia Maratona receberam planos de treino nos seus aparelhos móveis. A intenção era aumentar a durabilidade da ligação da marca ao evento e rentabilizar o investimento, já em si este apenas dura três horas



BES – Cartão de Sócio da Selecção
Associada à campanha do Banco Espírito Santo, “Sócio da Selecção”, a MKTM pensou numa solução mobile com a assinatura “Sócio que é Sócio até tem o telemóvel Kitado”. O BES disponibilizava assim conteúdos para o telemóvel associados à equipa de futebol, como screesavers, wallpaper, toques. Numa outra fase a campanha inclui também uma convocatória via SMS, que convidava os sócios a apresentarem-se de uma forma específica e a remunerá-los após abertura de conta.



Diego Maradona
A mais recente conquista da MKTM. O desafio passa por transformar a imagem de um dos mais famosos jogadores de futebol do mundo numa marca/produto comerciável via “mobile”. A implementar nos mercados de Argentina, Espanha, Itália e China, a MKTM prepara soluções como a concepção e desenvolvimento de jogos/concursos/trivias mobile sobre Maradona, a disponibilizaçao de wallpapers customizados com fotografia de Maradona, ou até um telefonema personalizado do próprio jogador no dia de aniversário do utilizador.


O crescimento do Mobile Marketing
Em termos de investimento em publicidade e marketing, e segundo aponta a MKTM, prevê-se que o Mobile Marketing apresente uma curva de crescimento semelhante à da Internet. Só em 2005, contou com 4,6 por cento do investimento publicitário global. Estima-se que este investimento aumente para os 6,4 por cento ainda este ano.
Outra previsão, adiantada por João Montes na apresntação da empresa, refere que este Marketing deverá adoptar novas formas de entrega de conteúdos, nomeadamente mobile advertising: música e jogos mobile, TV e vídeo mobile, assim como novos modelos de negócio, dos quais se destaca publicidade em troca de conteúdos gratuitos.

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