1 de setembro de 2008

Entrevistas


Vídeo: Rui Unas foi a escolha da marca para cantar um mundo sem “M”


 


É um hambúrguer e é “gourmet”, diz a McDonald’s. No dia em que é revelado o “M” – o novo produto que vem ser um “par do Big Mac” – o Imagens de Marca lançou algumas questões à marca acerca deste lançamento, que durante Agosto pôs os consumidores a perguntar “como seria um mundo sem “M”?”.



Imagens de Marca: É possível haver um hambúrguer “gourmet”? Não são conceitos opostos?
McDonald’s Portugal:
Não são conceitos opostos. Um produto gourmet é um produto caracterizado pela qualidade dos seus ingredientes, conjugados de forma a realçar o seu sabor. Pela simplicidade e frescura dos seus ingredientes, a combinação entre eles para realçar o seu natural sabor e o seu aspecto artesanal, o M da McDonald’s vem reforçar a oferta de qualidade existente nos nossos restaurantes e o rigor, quer na idealização de um produto que esteja de acordo com os desejos dos consumidores, quer na própria confecção.


 


IM: De que forma este novo hambúrguer pode ser um novo ícone para a marca?
M:
O “M” é um hambúrguer concebido para se posicionar a par do Big. A qualidade, autenticidade e sabor dos ingredientes, reforçam o valor desta inovação da McDonald’s™. Três anos de pesquisa efectuada junto dos fornecedores permitiram desenvolver um hambúrguer de acordo com os desejos e expectativas dos consumidores, factor essencial para o sucesso de qualquer produto.


 


IM: E como é que chegaram ao M?
M:
Concebido como um hambúrguer de aspecto artesanal, o projecto de desenvolvimento do “M” foi acompanhado por Adrian Coulter, um reputado Chefe de Cozinha internacional. Uma equipa multidisciplinar trabalhou, durante três anos, em diferentes ingredientes, de forma a desenvolver novas formas de fabrico e produção, apurando o sabor natural de cada ingrediente a cada passo.


 


IM: Qual é o público-alvo do “M”…?
M:
O “M” é mais uma alternativa no nosso menu, a pensar num público mais adulto, que procura uma sanduíche com diferentes características e privilegia a essência e intensidade do sabor dos ingredientes.



 


 


IM: …e as suas especificidades?
M:
O “M” prima pela simplicidade da combinação de ingredientes num hambúrguer com a qualidade da carne de vaca McDonald’s, cozinhado segundo os processos tradicionais, factores que lhe conferem um sabor distinto. O pão é cozido em pedra quente, dando-lhe uma forma e textura únicas. A alface e tomate frescos, bem como a fatia de queijo emmental maduro compõem assim este novo sabor da marca.


 


IM: Em que países é que este produto foi lançado e quais têm sido as reacções?
M:
O “M” foi lançado recentemente na Alemanha e em França. Após o lançamento em Portugal, seguir-se-ão outros países europeus. A sanduíche foi muito bem recebida, provando estar em sintonia com as expectativas dos consumidores. Esperamos que seja igualmente bem recebido pelos consumidores portugueses, pois, em testes realizados no nosso país, as reacções foram muito positivas.


 







O “undo” sem “cDonalds”?
Pôr os portugueses a cantar músicas excluindo o M das letras, e a (re)construir frases sem este elemento do abecedário, foi a primeira estratégia da marca para colocar os consumidores a pensar num “Mundo sem M”. Tal como explica a Mcdonald’s esta aposta “permitiu gerar word-of-mouth e brand awareness nas semanas antecedentes à introdução desta nova opção no menu”.



Totalmente acompanha por um site, e por teasers em TV, rádio e imprensa, a primeira fase da campanha, desenvolvida pela Fullsix, contou com o apresentador/comediante Rui Unas, que através de uma componente de marketing viral percorreu a Web em pequenos spots humorísticos (ver vídeo em destaque. Outros exemplos: Vídeo 1/ Vídeo 2).



A campanha desenvolveu-se depois para outras duas fases, até ao dia em que foi lançado efectivamente o M. já numa segunda fase, a cargo da TBWA Lisboa, a acção começou a revelar a associação do M à McDonald’s, ainda que o produto em si se tivesse mantido em segredo até 1 de Setembro.



É neste dia que é revelado o M, o novo produto da McDonald’s que se vem posicionar no segmento “gourmet”. Uma revelação que para além de colocar nos menus o M, põe igualmente no ar o anúncio que “explica” o produto, ingrediente a ingrediente. Entre convites para provar o novo produto É também nesta última fase que será atribuído, aos utilizadores do site, um prémio de participação na campanha: uma viagem às ilhas Maldivas.



 


IM: Este lançamento significa um reposicionamento da marca?
M:
Não. Este novo produto representa a aposta contínua da McDonald’s na inovação e na relevância para os seus consumidores, procurando acompanhar a evolução das suas preferências e expectativas. Apostámos, desde sempre, numa oferta diversificada de produtos da máxima qualidade, confeccionados segundo criteriosos procedimentos de segurança alimentar. Com o lançamento do “M”, passa a existir mais uma opção no nosso menu, para um público mais adulto e que privilegia a intensidade do sabor dos ingredientes.


 


IM: As pessoas estão cansadas de fast food?
M:
Nos dias de hoje, os consumidores procuram produtos de qualidade e marcas que lhes transmitam confiança, nomeadamente nas diferentes áreas da restauração. A McDonald’s tem procurado corresponder às expectativas e necessidades dos seus consumidores, apostando na diversidade da oferta, com a introdução de novos produtos e serviços inovadores, mantendo-a acessível, bem como pela renovação da imagem dos restaurantes.


 


IM: Já relativamente à campanha. Porquê o conceito “o Mundo sem M”? As pessoas sentem a falta da McDonald’s?
M:
O conceito “o Mundo sem M” procura demonstrar o peso da letra M no nosso abecedário, lançando o desafio para recriar um dia-a-dia sem a sua existência. Algo tão simples, mas que se torna essencial para dar significado às palavras. A nova criação da McDonald’s, o “M da McDonald’s” é também caracterizado pela simplicidade dos seus ingredientes. A carne, o pão cozido em pedra quente, a alface e tomate fresco e o queijo emmental maduro combinados para realçar o essencial: o sabor distinto.


 


IM: E a escolha de Rui Unas?
M:
O humor protagonizado por Rui Unas foi a solução encontrada para gerar curiosidade junto do público-alvo, simulando várias situações para explicar a necessidade de algo tão simples mas relevante como um M.


*Com Filipa Martins

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

">
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.