29 de maio de 2008

Entrevistas

 Veja aqui a lista de vencedores.


 


 


Imagens de Marca: O que mudou na Meios & Publicidade em 10 anos?


Carla Borges Ferreira: Basicamente, o jornal amadureceu, um facto que é visível tanto em termos de grafismo, como no que se refere aos conteúdos. O Meios & Publicidade passou por praticamente cinco grandes reformulações gráficas que, regra geral, foram acompanhadas por alterações profundas em termos de secções. Inicialmente, a aposta recaiu, sobretudo, em notícias. Nos últimos anos, e sem descurar essa vertente, empenhamo-nos mais em entrevistas, artigos de fundo e de opinião, até como forma de complementar a nossa newsletter diária.


 


IM: Como faz o balanço da evolução do mercado?


CBF: Nos últimos 10 anos, o mercado dos media e da comunicação mudou de forma muito acentuada. Os principais dados a destacar são talvez a construção de grandes grupos de media e o surgimento de novas plataformas de distribuição.


 


IM: Qual o público-alvo da nova publicação do grupo e a linha editorial?


CBF: Sobretudo os profissionais do marketing, mas pretendemos que a publicação seja abrangente, ou seja, também se destina a todas as pessoas que se interessam pelo universo da publicidade e da comunicação. No que se refere à temática da revista “M”, haverá, em todas as edições, um grande tema, que será abordado sob diversos ângulos e recorrendo a diversos géneros jornalísticos. A revista, que vai para as bancas amanhã, pretende antecipar tendências e estratégias, a partir de quatro grandes secções: “M news”, “M1 – Ideias que Marcam”, “M2 – Making Of” e “M3 – Pessoal”. A abrangência da revista vai desde factos, entrevistas, lançamentos relevantes e tendências, passando por grandes temas, artigos de fundo, reportagem, anúncios e casos internacionais. Haverá, ainda, uma parte dedicada a quem é quem na comunicação, com um trabalho alargado. A tiragem inicial é de 15 mil exemplares. O projecto gráfico é do Jorge Silva, da Silva! Designers.


 


IM: Quais são as maiores dificuldades de uma publicação do género da M&P?


CBF: Julgo que são as dificuldades inerentes a todos os jornais. Não há nada de especial a destacar. O Meios & Publicidade é vendido apenas por assinatura, por se assumir claramente como uma publicação para os profissionais da área, e a nossa concorrência são as secções de media e de marketing e publicidade dos diários e semanários. No entanto, estes dois pontos são desafios e não dificuldades.


 


IM: O que vai acontecer na noite da gala?


CBF: Durante a gala, serão entregues os prémios aos vencedores das 40 categorias, que saíram de um total de 130 nomeados. Desejo apenas que os nossos convidados se divirtam, numa noite que se pretende de festa.


 


IM: Quais foram os critérios para decidir os vencedores?


CBF: Os vencedores são decididos pelos assinantes do Meios & Publicidade. A cada assinatura corresponde um voto. Os nomeados são seleccionados pela redacção, com base na análise dos desempenhos das empresas no ano transacto, em função dos rankings da Bareme. Esta é a única gala em Portugal que premeia todas as áreas de comunicação.


 


IM: Como está a correr o 10º ano ao nível das tiragens? Quais são os objectivos futuros?


CBF: Estes 10 anos têm sido muito gratificantes para o nosso trabalho. E, como já referi atrás, não olhamos para as dificuldades como um problema, mas como um desafio. Os objectivos em termos futuros passam por continuar a crescer de forma consolidada, como felizmente tem vindo a acontecer.

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