Vídeo: Publicité du sucre Daddy – anúncio do açucar Daddy, Produto do Ano 2008, na categoria alimentar
Breve história do Produto do Ano
O Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano” foi criado há 21 anos em França por Christian Le Bret, com o objectivo de dar a conhecer ao mercado e às empresas quais os produtos de eleição dos consumidores. Na primeira edição concorreram apenas 20 produtos à única categoria existente, a das sopas. O vencedor foi Pur Soupe, da Liebig. Passados cinco anos a iniciativa começou a ganhar reconhecimento junto da sociedade de consumo francesa e das marcas. Actualmente, segundo o Grupo MEM (Manegement Europe Meeting), o Produto do Ano atingiu já um índice de notoriedade de 94% no mercado francês. A partir de 2002, vários países da Europa, como a Espanha e a Polónia, começaram a aderir ao projecto. Actualmente o evento realiza-se em 17 países europeus entre os quais Portugal que, este ano, leva a cabo a quarta edição do Produto do Ano no próximo dia 18 de Fevereiro. Ainda em 2008 o Produto do Ano vai apresentar-se aos mercados do Brasil, Índia, Japão, Estados Unidos, Canadá, Ucrânia e Rússia. Veja aqui os galardoados na cerimónia dos Prémio de Marketing e Inovação “Produto do Ano”, realizada a 16 de Janeiro, em Paris.
B.I. Christian Le Bret Nascimento: Neuilly, França -1955 Profissão: É licenciado em Marketing e Publicidade. Durante oito anos foi gestor de marketing de empresas como a L’Oreal, General Foods France e SVP. A sua actividade profissional passou ainda pela gestão industrial da PME Tripette et Renaud. Em 1990, fundou o Grupo MEM (Manegement Europe Meeting), que se dedica a diversas actividades, entre as quais a realização do evento Produto do Ano, uma iniciativa criada em 1987. |
Imagens de Marca – Quais os requisitos para a escolha dos produtos a concurso?
Christian Le Bret – Desde que tenham sido lançados no último ano e que estejam presentes na grande distribuição, as empresas podem inscrever os seus produtos indiscriminadamente. Posteriormente são analisados por um comité deontológico, constituído por representantes do sector, e organizados em categorias que não podem ter menos de dois e mais de seis produtos.
IM – E a eleição dos produtos baseia-se em que critérios?
CLB – Os produtos são eleitos pelos consumidores que respondem ao inquérito da TNS Worldpanel, uma empresa de estudos de mercado que está presente em todos os países da Europa. Este ano, em França, dos 10 000 inquéritos realizados obtivemos 8 500 respostas, através das quais foram eleitos 45 produtos. Os critérios em análise são a atracção que exercem nos consumidores, a inovação e o valor.
IM – Quais os benefícios das empresas ao utilizarem o selo do Produto do Ano?
CLB – O selo tem por objectivo dar uma maior notoriedade aos produtos. Ao longo de um ano, a contar da data da realização da cerimónia, as empresas podem utilizar o selo em toda a comunicação, desde as campanhas televisivas às acções nos pontos de venda.
Em França, a maioria das empresas obtém um aumento de vendas na ordem dos 20%.
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