13 de maio de 2011

Entrevistas



Imagens de Marca (IM):  Cada vez mais há nas ruas outdoors que marcam a diferença. Considera que é uma aposta das marcas em 2011?
Anita Martins (AM):
Sim, sem dúvida que sentimos cada vez mais uma forte aposta por parte dos anunciantes em utilizar campanhas que se diferenciem e valorizem as marcas de forma impactante e surpreendente.


A JCDecaux tem uma área exclusivamente dedicada à inovação, o INNOVATE, que tem como objectivo dar resposta às solicitações cada vez mais exigentes do mercado de publicidade exterior. Assim, apostamos na proactividade junto das agências e anunciantes para que possam ter, na rua, campanhas totalmente diferenciadas, que valorizem as marcas de forma única e que interajam com o seu target na altura certa.


 


IM: O que pode justificar este boom deste tipo de outdoors?
AM:
Do lado da JCDecaux, sabemos que os clientes valorizam a nossa capacidade de inovar em todos os produtos. E, além de estarem à espera que seja a JCDecaux a introduzir no mercado novidades que marquem a diferença de forma muito clara, querem, em muitos dos casos, ser pioneiros na utilização destas novidades!


Consideramos que um dos factores críticos da nossa actuação é o criar diferenciação nas campanhas dos nossos clientes. É para isso que existimos: para potenciar a comunicação dos nossos clientes de forma única e exclusiva! É esta a essência da área de Innovate.


 


IM: A JCDecaux está a apostar fortemente neste meio e tem até uma parceria com a Sonae. Em que consiste esta parceria e como surgiu? E com que inovações associadas?


AM: Este novo projecto “Mupis Digitais” é uma evolução natural do portfolio da JCDecaux Portugal. Ao longo dos 39 anos que estamos em Portugal, temos sido pioneiros em todos os projectos que lançámos, por isso somos lideres. Estando agora na era do “digital”, conseguimos encontrar os parceiros ideais para o lançamento da primeira rede digital, com cobertura nacional.


Isto é, a Sonae Sierra é a empresa líder na gestão dos centros comerciais em Portugal, pelo que a nossa associação se torna natural… Há 11 anos lançámos em conjunto a primeira rede de mupis com cobertura nacional, produto que ganhou a confiança imediata do mercado publicitário. A nossa colaboração continuou, tendo 4 anos depois lançado um novo produto também inovador em Portugal – animação e decoração de espaços nos centros comerciais. Pela experiência adquirida percebemos que existia lugar para um novo produto, o mupi digital, que vem complementar a nossa oferta neste ambiente de excelência para o consumo.


Os mupis digitais distinguem-se por via da sua versatilidade, rapidez e facilidade de adaptação de campanhas publicitárias. Ou seja, porque são controlados remotamente é possível substituir em qualquer ponto de Portugal, ilhas incluídas, campanhas de forma instantânea. A criatividade pode ser diferente de mupi para mupi e por períodos horários. Esta realidade é também e só por si um desafio para as Agências e para os Anunciantes, que agora poderão pensar conteúdos específicos para o público desejado. Paralelamente e como são digitais é possível ter a emissão da publicidade em formato digital animado o que é sem dúvida mais cativante e mais dinâmico para o consumidor. 


Actualmente a rede é constituída por 240 mupis digitais, espalhados pelos 21 centros Sonae Sierra, localizados ao longo do País, logo muito próximos do consumidor e do ponto de venda – impactam aproximadamente 200 milhões de visitantes por ano. Mas não é tudo!
Os mupis digitais permitem a interacção com o consumidor. Um interacção permitida por via de um directório digital integrado que agrega som, vídeo e imagem 3D, que permite ao visitante a procura e localização de lojas e serviços de uma forma muito rápida e a interacção com o próprio centro comercial, nomeadamente com o envio de sugestões. No futuro a utilização do bluetooth será outra das muitas funcionalidades destes mupis com directório digital.


 


IM: Qual o investimento feito pela JCDecaux?
AM:
O investimento ao nível tecnológico foi de 2,4 milhões de euros, sendo que a Empresa responsável pelo desenvolvimento do projecto foi a Addon.


 


IM: Que marcas representa neste momento a JC Decaux?
AM:
O nosso portfólio de clientes é muito vasto e abrange todos áreas de negócio. Não seria justo salientar uns e não outros.


 


IM:  Qual a quota de mercado da JC Decaux?
AM:
A JCDecaux tornou-se no mês de Fevereiro o número um mundial no sector da comunicação exterior, com um volume de negócios, em 2010, de 2 350 milhões de euros. Para alcançar a liderança mundial do sector da comunicação exterior, até então ocupada pela americana Clear Channel, a JCDecaux contou com o desempenho das suas 3 áreas de negócio – mobiliário urbano, transportes e grande formato – e, sobretudo, o apoio e a confiança de todos os parceiros (câmaras, colectividades locais, companhias de transportes, senhorios privados, anunciantes, agências).
Reportando esta realidade ao nosso País, a JCDecaux é o maior operador de mobiliário urbano e líder absoluta ao nível da comunicação em aeroportos.

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