22 de fevereiro de 2011

Entrevistas


O sistema Ativism, 11 agências especializadas em várias disciplinas de comunicação, celebrou recentemente o seu 4º aniversário. Ao mesmo tempo a marca foi alvo de um restyling. O Imagens de Marca esteve à conversa com o COO do Grupo, José Carlos Silva.


 


 


Imagens de Marca (IM): Que balanço faz ao fim de 4 anos de empresa?


João Carlos Silva (JCS): O principal balanço é que temos a certeza de que este é o melhor caminho.
É um caminho que procura a inovação, em sintonia com as necessidades dos clientes. No qual a resposta a cada projeto é personalizada com estratégias que podem integrar uma ou várias disciplinas, com garantia de especialização de cada unidade envolvida. 
O facto de oferecermos branding do pensamento à ação, ativando de forma coordenada e integrada as disciplinas de comunicação certas, tem sido reconhecido pelos nossos clientes como a forma certa de gerir os projetos na abordagem criativa ena execução.
Crescemos o número de empresas, o volume de trabalho, o número de pessoas e a responsabilidade com que encaramos o nosso dia-a-dia.


O mercado mudou muito neste pequeno espaço de tempo?


Mudou o mercado, as marcas e os consumidores. Mudaram muito e vão continuar a mudar, cada vez mais rapidamente.


 


 


IM: Em que consistiu o restyling da marca?


JCS: O restyling tem como objetivo imprimir uma maior abertura e assertividade à marca:
- abertura, porque ao longo deste período o sistema de agências cresceu, oferecendo serviços em mais disciplinas de comunicação, consolidando o pensamento integrado. Representámos este facto pela abertura do logótipo, que reforça a visão de adaptação às mudanças do sector;
- assertividade, porque o tempo, os projetos realizados e os resultados atingidos vieram comprovar as vantagens deste pensamento sistémico.


 


 


IM: Mudou só a imagem ou houve também alteração ou ajustes de estratégias?
JCS:
A nova marca é acompanhada por uma abordagem infográfica que esclarece melhor a composição modular da oferta Ativism. Internamente explica como formalmente operamos e externamente é muito distintiva.
Para reforçar o conceito e princípio que rege a oferta Ativism é usada uma narrativa assente numa metáfora: Ativism é como uma orquestra, onde cada unidade de negócio é um grupo específico de instrumentos, sendo que cada músico é especialista no seu próprio instrumento; o todo, com Ativism a coordenar a integração e complementaridade do melhor desempenho de todos os instrumentos/disciplinas, potencia a performance global da orquestra/Ativism.


 


 


IM: Porque houve a necessidade desta mudança ao fim de 4 anos?


JCS: Porque o mundo mudou e porque nós também mudámos.
Quem não acompanhar e, de alguma forma, não antecipar as mudanças, fica para trás.


 


 


IM: Quais os projectos da marca para este ano?


JCS: As nossas palavras-chave para 2011 são: Crescer, consolidar, mudar, excelência, ganhar.


 


 


IM: A internacionalização está no horizonte a curto prazo?


JCS: Temos tido trabalhos pontuais. É uma das formas que encaramos para crescer mas não temos nenhum plano concreto no curto prazo.

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