Filme: Um bom exemplo daquilo que pode ser visto no Publidevoradores de 2008.
Dê aqui mais algumas “dentadas” no Festival deste ano. Filme 1 / Filme 2 / Filme 3 / Filme 4
Imagine uma bobine de filme a viajar de país em país. O seu conteúdo permanece um mistério e só se sabe que lá dentro estão compilados alguns dos melhores anúncios publicitários do mundo. Não admira que esta seja tratada como uma relíquia. Pelo menos assim o faz a organização da Noite dos Publidevoradores, um festival internacional de publicidade com quase trinta anos de existência e que este fim-de-semana visita Lisboa.
Mistérios à parte, a bobine já está em terras lusas e prepara-se agora para dia 16 e 17 de Maio rodar no GIEM/ISCTE, instituição que traz o Publidevoradores a Portugal.
No total a “noite” vai acabar por devorar 500 filmes, dos quais 480 nunca foram transmitidos em formato cinema, em mais de cinco horas de anúncios, vindos de 60 países.
São anúncios que organização compila querendo de mostrar que a publicidade pode muito bem ser cinema. Aliás, que um género não vive sem outro e vice-versa, traduzindo as palavras de Thomas Lecuyer, um dos seleccionadores das “jóias” publicitárias do Festival e também o homem que transporta a sua “arca”.
O Imagens de Marca esteve à conversa com este amante da publicidade e falou de um Festival “único”, pela sua vertente de entretenimento. Entre analogias à vinicultura e à forma como é completado o produto final, Thomas Lecuyer, que já faz parte da organização do evento hà 11 anos, fala que a Noite dos Publidevoradores é feita para “falar ao coração” dos espectadores. Até porque “a publicidade não tem que sempre ser realística. Tem que nos fazer sonhar também, viajar e ter uma componente artística”.
Imagens de marca: Ao fim de 28 anos de existência, a Noite dos Publidevoradores tem já que assumir a responsabilidade de dar à audiência o melhor do melhor em publicidade. Como é que isso é conseguido?
|
A Festa da Publicidade
Com início marcado para as 21h00, a Noite dos Publidevoradores consiste em muito mais que a simples projecção do filme. No programa, que se estende até de madrugada, estão também preparadas várias animações, bem como um espaço de discoteca, e embora o Festival seja apenas uma compilação de publicidade – sem ter o intuito de entregar prémios aos anúncios que constam no filme –, no ISCTE vão ser entregues os prémios dos concursos que decorreram no âmbito do Publidevoradores. Dois concursos destinados aos alunos das escolas secundárias e universidades, que consistiam na construção de uma campanha de comunicação, com objectivo de angariar o máximo de convidados para a Noite dos Publidevoradores.
A Noite dos Publidevoradores acontece em duas sessões. Uma na sexta-feira, dirigida para a população estudante, e outra no sábado, destinada a um público mais generalizado.
Comentários (0)