Vídeo promocional da empresa. Chamam-lhe de “Psyop Anthem”. O Hino da Psyop
“Persuadir, mudar, influenciar”. É o slogan de uma agência governamental norte-americana, e diz respeito às “psychological operations” que esta realiza para incutir, nos seus soldados, comportamentos ou atitudes favoráveis aos seus objectivos. O que é que isto tem a ver com artes gráficas, design e publicidade? Nada. A não ser o facto deste slogan, e destas operações, terem emprestado o nome a uma das empresas norte-americanas de maior sucesso na área das animações gráficas em 3D. A Psyop adoptou desde a sua criação a assinatura “persuade, change, influence” e hoje explora com mestria as fronteiras gráficas da animação em publicidade.
Sedeada em Nova Iorque e com apenas oito anos de existência, a Psyop é já uma referência no seu ramo. No seu portfolio constam trabalhos realizados para grandes nomes como a Adidas (veja aqui), a Nike, a Mercedes, a Guiness (veja aqui), ou a Absolut, e recentemente foram os responsáveis pela campanha publicitária de sucesso da Coca-Cola e da sua “Fábrica da Felicidade”. Êxito que se repetiu pouco tempo depois com a “Play On!” da Fanta (veja aqui). Foi das mentes criativas da Psyop que nasceram os simpáticos bonecos Todd Touché, Kimmy, Anne e Andy e toda a concepção visual da campanha, que até já mereceu esta semana dois prémios prata e um bronze no Festival do Clube de Criativos de Portugal.
Isto na parte virada para a publicidade, porque a Psyop também já se aventurou por outras áreas mais cinematográficas. Cheryl Crow e Red Hot Chilli Peppers são nomes da música que já recorreram aos ambientes digitais e espectaculares que a empresa gera.
Mate Steinforth é dos elementos da empresa e encontra-se em Portugal para dar o seu contributo ao OFFF’08, em Lisboa (veja mais informações sobre o festival do design a baixo). Antes da sua apresentação acerca da empresa no Festival, o Imagens de Marca esteve à conversa com designer.
Imagens de Marca: Há quanto tempo existe a Psyop?
IM: Talvez seja por isso que a Psyop está envolvida em muitas áreas, que vão desde publicidade a vídeos musicais…
IM: Mas têm no vosso portfólio filmes que desenvolveram para os Red Hot Chilli Peppers ou para a Sheryl Crow.
IM: AO OFF de Lisboa o que é que a Psyop vai trazer?
IM: E como é que encaram o convite para vir até aqui?
IM: Diria que este é um evento importante para a vossa área?
IM: Mas essa é também uma área em forte crescimento, certo?
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OFFF: Celebração da nova cultura visual
Com arranque em 2001, na cidade espanhola de Barcelona, o OFFF é como que ponto de encontro para todos os artistas que estejam na linha da frente no que diz respeito a multimédia e design. Trata-se de um evento único no mundo na área do design e da tecnologia digital, e desde que saiu de Espanha já viajou até Nova Iorque, em Novembro passado, e até Lisboa, onde abriu portas esta quinta-feira, trazido pela TMN até 10 de Maio na LX Factory em Lisboa.
Com demonstrações artísticas inéditas, conferências, workshops interactivos, concertos de música electrónica e outras apresentações nas mais variadas vertentes multimédia, o OFFF Festival, organização da Inofffensive em parceria com a lisboeta 50DONE, assume-se como “entusiástica celebração da nova cultura visual”.
Daí que não seja de estranhar que grandes e emergentes empresas do panorama da criação digital tenham este evento muito em conta. Traduzindo e utilizando as palavras da organização, “o OFFF sonha com o futuro digital e depois escreve a sua linguagem de código”, e por isso mesmo as empresas deste sector aparecem. Só para a edição de 2008, o Festival preparou-se para receber cerca de 70 convidados, entre empresas e oradores. A Psyop é um exemplo disso, e para além de estar no OFFF para apresentar o seu trabalho, acaba por ver uma das suas criações em verdadeira acção de campanha. As mascotes que criou para a Fanta estão também no Festival a apresentar uma nova gama da marca.
Fanta apresenta: ZERO
Nem só de artes gráficas e multimédia vive o OFFF. Pelo menos a Fanta assim o achou e aproveitou o Festival como rampa de lançamento do seu novo produto. A Fanta Zero foi esta quinta-feira apresentada e surge como a segunda marca Zero dos produtos do grupo Coca-Cola em Portugal.
José Alberto Antunes, Marketing Manager do grupo Coca-Cola Portugal explica que Fanta Zero surge agora para abranger um segmento de mercado que é cada vez mais uma tendência. Em termos concretos, as vendas da Fanta Zero noutros países em que já existe atingem os 11 por cento das vendas totais. Valor que o responsável de maketing acredita conseguir “ao final de um ano em Portugal”.
Também em Junho, a acompanhar o lançamento do produto no mercad,o sai a campanha Fanta Zero. José Alberto Antunes adianta que vai ser “utilizada a plataforma internacional”, no que ao material publicitário diz respeito, embora venha de ser feita uma adaptação para a campanha nacional da marca Zero.
Já quanto à apresentação da Fanta no OFFF’08, o responsável de marketing refere que este “é um evento cujo perfil de consumo e de target tem tudo a ver com o que é a marca Fanta. Gente irreverente, gente optimista, gente com muita imaginação e isso é Fanta levada a um extremo ainda mais moderno e mais contemporâneo, como é o caso de Fanta Zero”.
“Todo o Sabor, Zero Adição de Açúcares” é a assinatura da nova marca que surge para já nas variedades laranja e limão.
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