10 de abril de 2008

Entrevistas

Vídeo: A Optimus investiu nove milhões de euros no lançamento da nova marca da operadora. Chama-se TAG e trata-se de um novo conceito de marca dirigido especialmente para jovens. A campanha, desenvolvida pela Euro RSCG, vai estra presente em TV, imprensa, rádio, exterior e Internet.


 


 



Bolhas de magma flutuantes e uma questão no ar: de que é que precisas? Abandonado o conceito “experimenta”, adoptado em 2006, bem como o boomerang que a caracterizava, a Optimus apresentou-se no início de 2008 com uma nova imagem. Desde a sua entrada para panorama das telecomunicações nacionais a 15 de Setembro de 1998, a empresa de Belmiro de Azevedo tem renovado constantemente a sua oferta, produtos e apostas. Após ter apostado, em 2003, no segmento dos dados, com a criação da Optimus Zone, lançou ainda, no ano seguinte, “o telefone lá de casa”, o Optimus Home. Porém, hoje a aposta é outra. Uma clara aproximação á música, por um lado, e aos jovens, por outro, que até levou ao aparecimento de uma nova marca: a TAG.


 


 


“A nova Optimus é agora uma marca mais jovem, mais dinâmica e versátil”, explica Manuel Ramalho Eanes, director de Marketing Central da Optimus. O aparecimento da nova imagem terá então trazido consigo a aproximação a um segmento-alvo mais novo. Um público volátil, exigente e em constante vontade de mudança. A aposta requer por isso mesmo um risco maior e a solução passa pela música e pela tentativa de proporcionar ao cliente “momentos inesquecíveis e emocionalmente marcantes”.


 


 


Para além do recente lançamento da plataforma Web musica.optimus.pt, a estratégia da empresa do grupo Sonae passa também por iniciativas como os concertos@optimus, que assentam num leque diversificado de concertos a realizar em Lisboa e Porto e noutras cidades, como Évora, Aveiro ou Faro, bem como o OptimusAlive’08, que pretende ser o maior festival urbano do país e o Optimus Clubbing, um evento original e sofisticado, realizado mensalmente na Casa da Música.


 


 


A Optimus dos jovens




Com base num conceito de comunidade e de proximidade, a TAG dirige-se directamente a um target jovem e dinâmico. E porque é este o público “com maior propensão à adopção de novos produtos e serviços de telecomunicações móveis”, segundo explica em declarações ao Imagens de Marca a Direcção de Comunicação Institucional de Sonaecom, a nova marca da Optimus surge com uma “oferta integrada, especialmente dirigida a este target, para dar resposta às suas necessidades, valores e exigências”. Uma oferta que inclui os serviços voz, sms, mms, e Messenger, com tráfego ilimitado, por 10 euros o mês. Tudo em multiplataforma, já que estes serviços estão disponíveis tanto no suporte de telemóvel como de computador.


 


Além disso, surge também a espaço virtual optimustag.pt. A primeira comunidade em Portugal integrada com o telemóvel. Um espaço de partilha de fotografias, blogs, comentários, shouts e perfis.


 


Já para o lançamento da TAG, a Optimus investiu forte. Ao todo foram investidos 9 milhões de euros, numa campanha desenvolvida pela agência EURO RSCG, presente em TV, web, exterior, imprensa, rádio, lojas e acções especiais de media e de terreno.


 



 


 


 


 


 


“Dá tudo pela música” 


 


Imagens de Marca: A aposta da empresa na música está relacionada com o objectivo da Optimus de conquistar novos clientes entre o público jovem?


Manuel Ramalho Eanes: O objectivo essencial dos nossos projectos na área da música passa pelo reforço da afinidade entre a marca e os públicos mais jovens. Acreditamos que ao adoptar esta atitude de forma sustentada estamos, naturalmente, a potenciar as vendas. Nesta fase, o que pretendemos é deixar claro que ‘música é Optimus’ e que estamos por detrás da maioria das propostas mais arrojadas que chegam a ao país nesta área.


 


 


IM: Está provado que o público jovem é mais volátil na mudança de operadora?


MRE: O que está provado é que o público jovem é hoje em dia muitíssimo exigente, porque é tecnologicamente muito avançado, muito sensível aos fenómenos de grupo e muito esclarecido. Por estas razões, a par com uma aposta séria na sofisticação dos serviços que disponibilizamos, queremos estar próximos deles proporcionando momentos inesquecíveis e emocionalmente marcantes.


 



IM: Porque esta aposta na música?


MRE: Porque a música é um dos elementos mais abrangentes da sociedade, sendo sobretudo muito relevante para as pessoas e para os grupos aos quais a Optimus se dirige primordialmente. A música é em si um fenómeno de grupos, pelo que se torna particularmente aliciante para uma marca entrar nesta área e tentar uma abordagem inovadora.



IM: Como surgiu a parceria com a Música no Coração?


MRE: A Música no Coração é um parceiro natural e incontornável para um projecto de grande dimensão como é o nosso. Pela experiência que têm, pelo valor acrescentado que representam, pelos desafios que nos lançam e pelo conhecimento que têm da marca Optimus, fruto de uma relação com alguns anos.



 


IM: Qual é o balanço que faz do projecto concertos@optimus?


MRE: Basta analisarmos os indicadores objectivos para percebermos que está claramente a superar as nossas expectativas. Os concertos têm estado esgotados, e não estamos a conseguir corresponder a todos os pedidos de convites que  nos chegam. Tivemos também uma forte audiência nos concertos em directo na net e no móvel e um impacto importante de visitas ao site que criámos em exclusivo para o projecto. (www.musica.optimus.pt.)




IM: Quais são ofertas do portal de música da Optimus e o que podemos esperar?


MRE: Vemos o nosso portal de música como muito mais do que um repositório de informação na Web. Mais do que disponibilizarmos todas as novidades relativas à ligação da Optimus à música, no nosso site oferecemos, pela primeira vez em Portugal, a transmissão em directo de todos os nossos concertos. Desta forma, mesmo quem não pode assistir aos espectáculos pode ver e ouvir as bandas e os artistas com excelente qualidade de imagem, de som e realização.



 


IM: Quais são os valores actuais da marca Optimus?


MRE: A marca Optimus assenta nos pilares da qualidade, da proximidade e riqueza da experiência e. Queremos ser o magma que permite aos nossos clientes realizar os seus desejos, dando-lhe as ferramentas e o acesso ao mundo fantástico que se esconde por detrás do seu telemóvel. Queremos responder com relevância, surpresa e novidade às diferentes respostas que os clientes têm – e nos dão todos os dias – para a nossa assinatura: de que é que precisas?



 


IM: De que forma é que a aproximação aos jovens mudou desde a alteração de imagem da Optimus?


MRE: A nova Optimus é agora uma marca mais jovem, mais dinâmica e versátil. Acreditamos que com o magma e com a nova assinatura ‘De que é que precisas?’, a marca leva a sua elasticidade ao máximo, afirmando-se mais do que nunca como um elemento central da nossa estratégia de crescimento. Estamos já, por outro lado, a entregar propostas de valor inovadoras e muito agressivas a este target como o TAG, que materializam a nossa visão de resposta ao que os jovens precisam – neste caso de comunicar sem limites no PC e no telemóvel.

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.