14 de dezembro de 2010

Entrevistas

O Bosch Group, em parceria com a Kraft Foods, lançou no mercado a marca Tassimo. A máquina de café que vai muito além de tirar cafés e aliou a si marcas como a Twinings, a Milka, a Carte Noire, a Mastrou Lorenzo; a Côte d'Or e a Jacobs.


O imagens de marca esteve à conversa com Tiago Alves, Director de Marketing da Bosch, para saber qual o posicionamento da marca, quais as estratégias e público alvo.


 


 




Imagens de Marca (IM): Qual o posicionamento da marca no mercado?


Tiago Alves (TA): Definimos TASSIMO como o único sistema de preparação de bebidas em cápsulas que oferece aos seus consumidores uma grande variedade de cafés de qualidade e de outras bebidas quentes das suas marcas preferidas.


TASSIMO é o primeiro sistema multi-bebidas quentes para toda a família. Este sistema permite preparar, de forma totalmente simples e automática, por exemplo, um café Mastro Lorenzo, um chá Twinings, um Milka ou um Latte Macchiato Carte Noire, de uma forma muito fácil, com apenas o premir de um botão. Desta forma, oferecemos um produto com uma utilização muito mais ampla e dirigida a um consumidor muito mais familiar, que deseja poder escolher não só de entre uma grande variedade de cafés, mas também deseja ter a possibilidade de desfrutar de outras bebidas quentes como o chá ou o chocolate quente.
Fruto da união da Kraft Foods e da Bosch, dois líderes nos seus respectivos sectores, TASSIMO é uma máquina multi-bebidas de alta qualidade que oferece um valor diferencial no mercado não só pela variedade de bebidas que prepara, como também pela sua facilidade de utilização.


 


 


IM: Qual a estratégia de negócio e que metas pretende alcançar?


TA: No que toca a metas e objectivos, podemos afirmar que são semelhantes aos projectados em lançamentos anteriores noutros países, onde TASSIMO representou um verdadeiro sucesso de mercado. Desde o seu lançamento, e até 2009, foram vendidas em França 1,3 milhões de máquinas, 864 mil na Alemanha, 431 mil em Inglaterra e 86 mil na Áustria. Outro exemplo de sucesso de TASSIMO que poderemos referir é o facto de, em Espanha, termos vendido cerca de 28 mil máquinas, em apenas três meses.
Desta forma, esperamos claramente uma boa aceitação do mercado nacional, já que somos o primeiro sistema multi-bebidas quentes em Portugal com uma vasta gama de produtos de marcas reconhecidas do grande público. Por outro lado, o segmento do café de cápsulas está a crescer e a recepção da distribuição às primeiras apresentações do produto foi muito favorável. Por isso, as nossas perspectivas são muito positivas e estimamos alcançar o retorno de todo o investimento logo no primeiro ano de actividade.


 


IM: O marketing da marca é uma aposta?


TA: Obviamente. Estamos a apostar no marketing de lançamento da marca TASSIMO em todas as frentes, desde a publicidade, comunicação, internet, ponto de venda e promoções diversas. Estamos confiantes de que este lançamento será um projecto vencedor e, como tal, queremos dá-lo a conhecer ao nosso consumidor da melhor forma possível.


A marca baseia-se em três pilares que considera fundamentais na sua comunicação: a Comodidade na utilização da máquina, a Qualidade desta e das marcas reconhecidas que apresenta e a Variedade dos produtos que oferece ao consumidor. De uma forma muito sucinta, estes são sem dúvida os três grandes benefícios de TASSIMO e nos quais nos baseamos para comunicar com os consumidores nacionais.



 


IM: Como será realizada a estratégia de marketing?


TA: Tal como referido acima, estamos a apostar no marketing de lançamento da marca em todas as frentes. Desenvolvemos um plano forte de apoio à marca de 360◦ de forma a alcançar  Notoriedade, Visibilidade e Retenção da marca.
A nível de notoriedade, a marca tem actualmente a decorrer até ao final do ano, uma campanha de âmbito nacional com presença em TV, Outdoors, Imprensa e Internet, centrada especialmente nos grandes pólos urbanos do país.
Para fomentar a visibilidade da marca TASSIMO nos consumidores, estamos a desenvolver uma vasta campanha de promoções e acções nos principais pontos de venda, onde os potenciais consumidores portugueses poderão conhecer e desfrutar dos produtos TASSIMO.
Por último, para potenciar a retenção dos consumidores TASSIMO, estamos a implementar um forte plano de acções de fidelização dos clientes e CRM, onde a Internet tem um papel fundamental com, por exemplo, o clube “My TASSIMO”. Com esta campanha de marketing, consideramos que poderemos alcançar um dos nossos objectivos iniciais, isto é, estar presente em 1 500 pontos de venda até ao final de 2010.


 


IM: Qual é o público-alvo da marca?
TA:
TASSIMO é uma marca familiar, que se destina a todos os membros da família não só pela diversidade de bebidas que oferece, como também pela sua facilidade de utilização. Contudo, apesar de ser uma marca da qual toda a família pode desfrutar, dirige-se essencialmente a um público feminino. Os principais compradores TASSIMO são mulheres, geralmente casadas, entre os 25-55 anos e com filhos. Falamos de mulheres modernas e urbanas e com um estilo de vida activo, que procuram, para além da funcionalidade, a comodidade e variedade, características pelas quais a marca é reconhecida.



 


IM: Como pretende a marca diferenciar-se num sector que já é bastante concorrido?


TA: Tal como temos vindo a referir, TASSIMO destaca-se da concorrência pelo valor diferencial de variedade. Possuímos uma ampla variedade de bebidas quentes, das marcas mais reconhecida no mercado, como por exemplo Twinings, Milka, Mastro Lorenzo ou Carte Noire. Oferecemos bebidas para toda a família, potenciando verdadeiros momentos de partilha de experiências em ambiente familiar, porque consideramos que “TASSIMO é muito mais que um grande café!”.
Para além da variedade, a facilidade de utilização de TASSIMO é também um factor muito importante. As máquinas da marca podem ser utilizadas por todos os membros da família, desde os mais idosos até aos mais novos. Isto é possível porque todas as cápsulas TASSIMO (que geralmente designamos por T DISCS) têm incorporado um código de barras, específico para cada bebida. As máquinas possuem um leitor do código, que identifica a bebida a ser preparada e determina automaticamente o tempo de preparação, a quantidade de água e a temperatura necessários para a preparação desta. Isto é muito importante se tivermos em conta que nem todas as bebidas necessitam da mesma temperatura ou da mesma quantidade de água na sua confecção. Assim, graças a este sistema, a máquina regula automaticamente a quantidade e velocidade da água, assim como a temperatura exacta com o objectivo de obter a mais alta qualidade, não só no café como também em todas as bebidas que oferece. Para preparar as bebidas basta apenas carregar num botão e, além disso, a sua limpeza é também totalmente automática.

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