O Sapo está de volta para premiar, pela 10ª vez, o que de melhor se faz no mundo da criatividade. O portal volta a eleger as melhores acções de comunicação na Internet, com o tema“A Grande Corrida da Criatividade” como mote.
O Imagens de Marca falou com o rosto destes prémios, João Paulo Luz, do Sapo.
Imagens de Marca (IM): Qual o grande objectivo dos Prémios Sapo?
João Paulo Luz (JPL): Os Prémios SAPO têm como principais objectivos premiar a criatividade da comunicação empresarial online, a adaptação das campanhas publicitárias aos novos paradigmas tecnológicos e reconhecer as melhores agências de criatividade e de meios e os melhores anunciantes.
Os Prémios SAPO têm três grandes fases:
- Inscrições – De 12 de Outubro a 3 de Novembro de 2010
- Votações – De 8 de Novembro a 18 de Novembro de 2010
- Divulgação dos Vencedores – 23 de Novembro
IM: Como é que a iniciativa se insere na estratégia da marca?
JPL: Como marca líder do mercado Internet em Portugal, pode quase ser considerado mais um dever do que uma estratégia assumirmo-nos como promotores deste projecto. O mercado tem evoluído a um ritmo elevado nos últimos anos como reflexo dos projectos desenvolvidos pela marca e assumimos a obrigação (e o grande prazer) de incentivar e premiar as empresas que apostam no meio online.
IM: No ano em que celebram os 10 anos que com que principais novidades podemos contar? E no que consistem?
JPL: Como novidades da 10ª Edição, teremos a atribuição de Prémios por Formato (Melhor Display, Melhor Rich-Media, Melhor Video-ad, Melhor Minisite, Melhor Site Institucional) e a inclusão do Grande Prémio SAPO Moçambique.
IM: De que forma se processa a selecção dos trabalhos? E o júri?
JPL: Tendo por base todos os trabalhos inscritos que estão conforme o regulamento, a selecção dos trabalhos vencedores é feita por um júri composto por sete profissionais do mercado da publicidade, agências e anunciantes, reconhecidos no sector, convidados pela organização dos Prémios SAPO. Neste processo de selecção, que culmina com uma reunião presencial com todos os elementos do júri, os trabalhos a concurso são avaliados tendo por base 4 critérios principais: Nível de criatividade; Qualidade de execução; Grau de inovação e; Eficácia.
Os utilizadores do SAPO têm também um papel muito relevante ao votar e decidir qual a melhor campanha de Portugal, Angola, Cabo Verde e este ano também a de Moçambique, merecedoras do Grande Prémio dos Utilizadores.
IM: Como é que o Sapo, sendo organizador de uma iniciativa que premeia a criatividade, vê o panorama criativo nacional neste momento? A criatividade poderá também ser uma ferramenta de combate às dificuldades económicas que assistimos hoje?
JPL: Como já tantas pessoas fizeram referência, a crise também pode ser uma oportunidade, desperta mais um motivo, espicaça a criatividade num meio que está habituado a adaptar-se às dificuldades e a tirar o melhor partido delas. A criatividade em Portugal está florescente, ganha prémios, é falada e o meio publicitário é reflexo disso, não só nos conteúdos mas também pela utilização dos chamados new media ou suportes menos convencionais. Como sempre, o céu é o limite. O objectivo dos Prémios Sapo é também o de promover o maior desenvolvimento do meio online, a procura de novos formatos, inovação e vanguardismo que cada vez mais também encontramos fora deste meio.
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