A European Recycling Platform vai comemorar em toda a Europa o facto de ter atingindo em Outubro de 2010 mais de 1 Milhão de toneladas de resíduos eléctricos e electrónicos recolhidos e encaminhados para reciclagem, com uma festa que irá decorrer em todos os países onde a Plataforma está presente (Áustria, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Espanha, Inglaterra, Dinamarca e Finlândia): a ERP Recycling Party.
Em Portugal esta comemoração surge através da ERP Portugal e está marcada para dia 11 de Novembro, na Aula Magna, com um concerto dos Klepht.
A ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos (REEE), possui em Portugal uma rede de 600 pontos de recolha (Depositrões), e leva anualmente a cabo diversas acções de sensibilização dos cidadãos para as boas práticas ambientais – entre as quais se conta os projectos Geração Depositrão – junto da comunidade escolar e Portugal Depositrão – junto dos Munícipios.
O Imagens de Marca esteve à conversa com Filipa Moita, responsável de Comunicação e Sensibilização da ERP Portugal, para fazer um ponto de situação das campanhas da marca que chegou a Portugal em 2005.
Imagens de Marca: (IM): O que é exactamente a ERP Portugal?
Filipa Moita (FM): A ERP Portugal é uma entidade gestora de REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos) e RP&A (Resíduos de Pilhas e Acumuladores). A nossa missão é assegurar que estes tipos de resíduos seguem o seu percurso correcto até à fase final – a sua valorização e/ou reciclagem.
IM: Quais os seus objectivos? Têm sido alcançados?
FM: Desde o início da sua actividade que a ERP Portugal tem trabalhado com vista à concretização de objectivos de diversas naturezas, sobretudo no que respeita ao tratamento e/ou reciclagem de REEE e RP&A, ou seja, quantidades encaminhadas para o efeito.
Acreditamos que as campanhas de sensibilização são fundamentais para chegarmos a estas metas, pois alertam o target para a necessidade de tratar e/ou reciclar estes tipos de resíduos. Embora a meta de recolha de REEE de 4kg/habitante já tenha sido superada, estes esforços são contínuos e progressivos.
IM: Qual o alvo preferencial da ERP para comunicar e porquê?
FM: As campanhas de comunicação e sensibilização da ERP Portugal privilegiam um contacto directo e incisivo com o target, na medida em que o objectivo final é introduzir um comportamento ambiental correcto. A mensagem que transmitimos é transversal aos diferentes tipos de público-alvo, mas o formato que assumem depende das características dos mesmos.
Um dos pilares da nossa estratégia são as crianças (escolas), adultos de amanhã e excelentes prescritores e influenciadores do comportamento dos adultos de hoje. A formação das gerações vindouras tem-se revelado bastante importante na nossa actividade, já que campanhas como a Geração Depositrão (a 3ª edição desta campanha arrancou a 1 de Novembro) têm demonstrado um elevado empenho do target, reflectido no aumento das quantidades de resíduos recolhidos e, consequentemente, tratados e/ou reciclados. As crianças são “agentes do ambiente”, sempre atentos e activos, desempenhando um papel crucial na disseminação da mensagem.
Por outro lado, e porque a correcta gestão dos resíduos é uma responsabilidade de todos, as campanhas de comunicação e sensibilização da ERP Portugal focam-se, também, nos pontos de venda de EEE, onde existem os Depositrões (contentores para pequenos REEE) e onde é possível realizar a troca do velho pelo novo . As lojas são canais privilegiados, na medida em que são palco do comportamento correcto a adoptar e, ao mesmo tempo, permitem-nos chegar a uma elevado número de pessoas. No seguimento das campanhas desenhadas e estruturadas, tendo como target o público em geral, encontramos os Municípios, que introduzem a mensagem localmente junto dos seus munícipes (campanha Portugal Depositrão).
Os produtores de EEE e P&A são, igualmente, parte integrante da nossa estratégia de comunicação, já que devem estar conscientes das suas responsabilidades.
IM: Como têm feito essa comunicação?
FM: O posicionamento da ERP Portugal em matéria de comunicação tem sido, sobretudo, below the line, visto que o eixo da mensagem remete para a introdução de um comportamento ambiental correcto. Logo, é necessário trabalhar os valores do target que, por sua vez, vão influenciar a sua atitude face ao objecto da mensagem, traduzindo-se no comportamento pretendido – correcto encaminhamento dos resíduos. O contacto directo com o target permite-nos adaptar o formato da mensagem, informando-o e esclarecendo-o no momento.
As iniciativas above the line são utilizadas em sintonia com as acções implementadas no terreno, reforçando-as e dando lugar a uma campanha integrada.
Estamos perante um comportamento que implica um esforço do alvo (deslocação até aos pontos de encaminhamento dos resíduos, tais como o Depositrão), pelo que uma estratégia sólida e estruturada é fundamental para atingirmos o objectivo principal: aumento da quantidade de resíduos reciclados.
IM: Quais os resultados práticos obtidos? (Quantidade de REEE recolhidos até agora?)
FM: Portugal está no bom caminho, dado que a meta dos 4kg/habitante já foi ultrapassada. Em 2008 foram recolhidos mais de 52 mil toneladas de resíduos desta natureza. Em 2010 prevemos ultrapassar os quantitativos de 2008, superando as metas e vincando a posição do nosso país no que respeita a esta matéria. Contudo, o motor da sensibilização não pode parar, visto que a frequência de substituição de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos é cada vez maior, o que apela à necessidade de mantermos os portugueses atentos a uma questão que diz respeito a todos nós.
Desde o inicio das operações (2005) a ERP já recolheu e reciclou mais de 1 Milhão de toneladas de REEE. Ao mesmo tempo, foi evitada a emissão de 11 milhões de toneladas de CO2; travou-se a libertação de outros gases de efeito de estufa provenientes dos aparelhos de refrigeração, bem como eliminar 1500 toneladas de substâncias destruidoras da camada de ozono; e pouparam-se 9 biliões de Kilo Watts hora de energia primária·
Até agora, a ERP recuperou 8 toneladas de ouro, 65 toneladas de prata e 30 mil toneladas de cobre. Estes metais são reutilizados para produzir novos equipamentos eléctricos. Note-se que os minerais são preciosos e raros, por cada 5 gramas de ouro extraído em minas, é necessário remover uma tonelada de rocha a cerca de 3 mil metros de profundidade. Por cada kg de ouro extraído são libertadas 19 toneladas de CO2.
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