O Cannes Lions Review está a decorrer até domingo no Museu da Carris, em Lisboa. Uma organização da MOP – Mulimedia Outdoors Portugal que pretende trazer para Portugal a criatividade que venceu este ano no maior festival de publicidade do Mundo.
Trata-se da segunda edição desta iniciativa e o Imagens de Marca esteve à conversa com o seu organizador, Vasco Perestrelo.
Imagens de Marca (IM): Quais os objectivos da MOP com esta iniciativa?
Vasco Perestrelo (VP): Cannes é sinónimo de criatividade, é o festival que tenta reunir o que de melhor se faz nesta área. Nós queremos mostrar a quem não esteve lá os trabalhos vencedores.
Além disso, o Cannes Lions Review é um momento em que o mercado publicitário se reúne como um todo para debater e fazer um ponto de situação.
E há, ainda, a questão da formação, pois o evento está aberto aos estudantes do sector.
IM: Que ponto de situação faz neste momento?
VP: Pretendo que não seja tudo discutido em função da crise, apesar de ser uma variável importante. Mas, mais importante ainda para se debater é a criatividade e formas mais eficientes para se comunicar. Estes dias deveram servir para se falar sobre o que está a acontecer no sector, quais as evoluções, os novos meios de comunicação e a forma como o fazemos.
IM: E quais são as tendências para o sector?
VP: Esta indústria cresceu em cima de formatos e meios relativamente estáveis – a televisão, a rádio, a imprensa, os outdoors.
A evolução a este nível foi, no entanto, muito rápida - uma revolução tecnológica que fez com que hoje em dia existam mais meios para se comunicar. O que torna todo o exercício muito mais exigente e a criatividade ainda mais importante. Neste momento, distinguir-me na maneira como se comunica é um imperativo, pois o grau de exigência do mercado é cada vez maior.
IM: Qual é o estado da criatividade em Portugal?
VP: Há muita e boa criatividade. E as novas tecnologias fazem com que a idea criativa venha dos sítios menos expectáveis.
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