25 de março de 2010

Entrevistas


Juntar num só serviço, que pode ser consultado através do telemóvel, toda a informação que nos dias de hoje se encontra dispersa em cartões de plástico e vales em papel não é ficção. O Cardmobili já está no mercado português.
Mas não vai ficar só por cá. Ainda este ano será alargado aos Estados Unidos e ao reino Unido.
O Imagens de Marca falou com a CEO da Carmobili, Helena Leite, que nos explicou todo o conceito em questão.


 


 


Imagens de Marca – Em que consiste este serviço? E como surgiu a ideia?
Helena Leite – O Cardmobili é um serviço móvel de fidelização de clientes, que combina as possibilidades dos serviços Web e das aplicações para telemóvel. Neste sentido disponibiliza um serviço para consumidores e empresas que permite substituir todos os cartões de plástico (cartões de pontos, cartões de cliente cartões de associado) e os vales, cupões e promoções em papel por cartões e cupões virtuais, disponíveis na Web e no telemóvel, emitidos pelas empresas directamente para os seus clientes.
A motivação para desenvolver o serviço nasce da experiência pessoal dos fundadores da empresa, lidando com demasiados cartões de plástico e aspirando a outras formas de interacção com as marcas, tirando partido dos telemóveis como objectos facilitador do dia-a-dia e do seu conhecimento do negócio de retalho, bem como das necessidades das empresas em desenvolver programas de marketing e fidelização de clientes inovadores e mais eficazes.


 


IM -  Como funciona o Cardmobili?
HL - O Cardmobili está disponível a consumidores e a empresas.
Para o consumidor o serviço é inteiramente gratuito e está disponível em
www.cardmobili.com. O consumidor regista-se, cria a sua conta de utilizador, e regista a informação pessoal dos cartões que tem consigo (número de cada cartão, data de validade, etc.). Depois, e mediante o modelo de telemóvel que tem, faz download de uma aplicação que instala no telemóvel, sincronizando a informação com os dados da Web. Neste momento toda a informação dos seus cartões é colocada no telemóvel para que possa usar todos os cartões, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Para as empresas o serviço permite a ligação dos seus programas de fidelização ao Cardmobili e a substituição da emissão de cartões de plástico por cartões digitais, a comunicação directa com os seus clientes e a emissão e gestão de vales e promoções, a partir do serviço, dispensando os tradicionais meios de papel. A adesão ao serviço Cardmobili, por parte de uma empresa, pode ser feito contactando directamente com a empresa.


 


IM – Quem já o adoptou e com que resultados?
HL - Milhares de portugueses estão já a deixar de lado o plástico e a substituir os seus cartões por cópias digitais, no telemóvel, utilizando mais e com mais facilidade os seus cartões e os programas de fidelização disponíveis. O serviço está a afirmar-se junto dos consumidores, é já uma opção concreta para a emissão de alguns cartões – como por exemplo os cartões Saúde Prime e Saúde Oral da Future Healthcare e o cartão de descontos da Pans & Company (Grupo Ibersol) – estando em curso a implementação por alguns dos grandes programas de fidelização a nível nacional.
A título de exemplo, o cartão de descontos da Pans & Company é uma iniciativa pioneira e totalmente inovadora. Este cartão não existe em mais nenhum formato – não é possível subscrevê-lo e obtê-lo fisicamente, em plástico. Existe apenas no serviço Cardmobili e vai ter um dinamismo de ofertas e promoções que não é possível com programas que se materializam com papel e plástico e que muito dificilmente podem ser alterados.
O outro exemplo, na área dos cartões de saúde, é simultaneamente cómodo e fácil de utilizar pelas pessoas (que têm o cartão sempre consigo, podem ter várias cópias digitais dos cartões dos restantes membros da família no seu telemóvel) e também muito interessante para a empresa que anualmente se vê obrigada a re-emitir milhares de cartões quando a anuidade do seguro é paga. Com a solução Cardmobili é simples e muito mais económico: a revalidação do cartão é feita pela empresa, on-line, e imediatamente actualizada para o cliente. Sem custos para a empresa, sem demora para o cliente.


 



IM – Este sistema é o futuro?
HL – Acreditamos que sim. A forma como, hoje em dia, as marcas se relacionam com os consumidores, pode ser profundamente alterada – com benefícios de maior proximidade e valor para ambas as partes – pela tecnologia que permite comodidade, mobilidade e interacção.
As formas tradicionais que as marcas empregam para estabelecer uma relação directa com os seus consumidores – mais uma ficha de cliente para preencher, mais um cartão de plástico para levar na carteira, mais uma carta com um vale ou desconto para levar em papel – não são apelativas para os consumidores, não geram adesão e utilização e, consequentemente, não são eficazes. Não tanto quanto poderiam, pelo menos.
Uma marca que aposta na criação de valor para os seus clientes, na identificação de cada cliente e na personalização das ofertas em função do seu perfil de consumo precisa encontrar uma forma de comunicar que seja cómoda, simples, fácil de utilizar e sempre presente no dia-a-dia do consumidor. O serviço Cardmobili oferece tudo isso: a possibilidade de estabelecer relação directa e personalizada com cada cliente.


 


IM – Em quantos anos acha que Portugal trocará os cartões de plástico por este sistema?
HL – Determinar um número exacto é prematuro, mas acreditamos que Portugal vai adoptar este serviço e revelar, também aqui, algum pioneirismo e pré-disposição para explorar a tecnologia e o que ela pode trazer de novidade e conforto ao dia-a-dia das pessoas.
Mais do que os consumidores, esta mudança de paradigma tem que acontecer por parte das empresas e marcas e, estas, permanentemente atentas ao mercado, à inovação e as oportunidades de criar valor para os seus clientes, estão a reagir muito positivamente e com muito interesse.
Acreditamos que, em alguns anos, o panorama dos cartões em Portugal será significativamente distinto do actual e que o serviço Cardmobili terá contribuído para isso.


 


IM – Têm concorrência no mercado nacional?
HL – Não conhecemos, no mercado nacional, qualquer outro serviço igual ou semelhante. A opção que uma marca tem, em alternativa ao serviço Cardmobili, para a virtualização do seu programa de fidelização, passa pelo desenvolvimento próprio de uma solução específica de mobilidade para o seu cartão. O investimento necessário é muito significativo, daí que nenhuma marca o tenha ainda endereçado como prioritário.


 


IM – Qual a estratégia para promoção do serviço?
HL – O serviço Cardmobili está a ser promovido junto dos consumidores e das empresas de formas distintas.
Para chegar aos consumidores privilegiamos os meios online – Web, blogues, Facebook, Twitter – e a informação e sinalética específica nos pontos de venda das marcas aderentes, bem como as campanhas de publicidade e marketing que conjuntamente promovemos com cada empresa que adere ao serviço. Os consumidores desempenham um papel muito importante na divulgação do serviço, dando-o a conhecer aos seus amigos e conhecidos e colocando também alguma pressão positiva sobre as marcas para que disponibilizem os seus programas livres de papel e de plástico.
A promoção junto das empresas está a ser feita directamente, através de um esforço comercial de apresentação do serviço e estudo de soluções de implementação para cada empresa/marca.


 


IM– Estão a ponderar uma expansão a mercados internacionais? Quais e em que timmings?
HL – Em termos de esforço comercial e promocional estamos focados nos Estados Unidos onde prevemos lançar durante o segundo trimestre de 2010 o serviço Cardmobili. Ainda em 2010 desenvolveremos actividade comercial na Europa, em particular no Reino Unido onde os programas de fidelização atingem também uma parte significativa dos consumidores e são percebidos como instrumentos fundamentais de relação com o cliente, por qualquer marca.


 

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