O Imagens de Marca falou com Rui Almeida, Diretor de Research do Havas Media Group, sobre o estudo Meaningful Brands 2013, que tem por base compreender o que é que determina aos olhos do consumidor o papel que as marcas têm nas suas vidas e a relação que esses consumidores estabelecem com essas marcas.
O estudo revela que dentro das 76 marcas analisadas em Portugal, apenas 11% são dadas como relevantes, ou seja, 89% das marcas poderiam desaparecer sem a maioria dos consumidores sentir a sua falta. Outra das conclusões é o facto de unicamente 5% das marcas serem reconhecidas pelos entrevistados como contribuindo decisivamente para a qualidade de vida.
No total foram analisadas 700 marcas e mais de 134 mil consumidores em 23 países. Em Portugal foram avaliadas 76 marcas, um acréscimo em relação a 2012 (onde estudaram apenas 40) de 8 sectores: automóvel, retalho, energia/combustíveis, alimentação e bebidas, grande consumo, banca, telco & ITC e transportes, com base numa amostra de 7500 entrevistas, representativa da população portuguesa. A recolha da informação decorreu simultaneamente em todos os países, entre Janeiro e Março de 2013.
O estudo media o impacto dos benefícios das marcas juntamente com a sua repercussão em 12 áreas diferentes de bem-estar, tal como a saúde, felicidade, finanças, comunidade e relações com os outros, proporcionando uma visão completa do seu efeito na qualidade de vida dos consumidores.
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