A Xarão, empresa produtora de licores, foi fundada em 1982 como uma empresa pequena, familiar e tradicional. Inicialmente com um volume de produção baixo, o negócio foi gradualmente crescendo, aumentando as instalações e modernizando-se. Hoje em dia, a unidade de produção concentra-se em Valongo, de onde saem 10 mil garrafas por dia.
Hugo Monteiro, a 2ª geração, à frente da empresa e a vontade do filho do fundador é fazer crescer o negócio no mercado internacional. Atualmente, a Xarão está presente na América Latina, nomeadamente Brasil e Paraguai, na América do Norte, no Canadá, estando a registar a marca também nos EUA. A grande novidade é a entrada recente no mercado chinês, onde Hugo Monteiro esteve recentemente numa feira internacional. A estratégia é que este seja o país que dê o pontapé de saída no mercado asiático. Venezuela, Colômbia e Vietname são mercados que estão a ser estudados pela marca. Até 2016 a exportação venha a representar e 30% do volume total de faturação, hoje fixado em cerca de 1,8 milhões de euros.
Agora com 30 anos de atividade, a empresa assume como principais clientes as grandes cadeias de hipermercados e os representantes de bebidas que trabalham diretamente com a restauração, sobretudo hotéis e bares.
Comentários (0)