Na semana em que se iniciam as comemorações do 10º aniversário do programa Imagens de Marca, damos a palavra à equipa fundadora.
A tarde estava chuvosa… viviam-se os dias cinzentos do outono de 2003… e apesar do tom desanimador lá fora, um pequeno grupo de 4 jornalistas trabalhava afincadamente para perceber como funcionava o mundo das marcas, para o qual de repente tinham sido desafiadas a entrar. Para mim, era realmente uma área de interesse inédita, dentro daquela que era a experiência de uma década, como jornalista no meio rádio, com funções de editora de cultura, que acumulava com as de locutora no programa da manhã.
O Imagens de Marca, surgiu assim, como um grande desafio editorial há precisamente 10 anos… e hoje, olhando para trás, vejo que quando naquele dia, a Cristina Amaro, nos entrou pela sala dentro, a dizer: Meninas!! Meninas!! Conseguimos!! Vamos estrear em janeiro! Todo este mundo deixava de ser estranho… e rapidamente se entranhou nas nossas vidas. Mas, não fomos só nós, que entramos neste mundo! Eu atrevo-me a dizer: que foi todo um mercado que entrou. Naquele dia, em que os nossos textos iriam finalmente ver a luz dia, estava longe de imaginar (embora o sonho estivesse lá), que este projeto se iria transformar numa marca muito forte, não só dentro da informação especializada em marketing e publicidade, mas também, numa marca forte no panorama dos magazines da televisão portuguesa. Na verdade, naquele dia, estávamos todas (porque esta é também uma história no feminino) a começar a fazer história…
Uma história que se construiu com muito rigor jornalístico e criatividade, com muitos anos de trabalho e perseverança… (muitas noites a comer ovos estrelados com batatas fritas, porque o dinheiro era pouco) acreditando sempre! Acreditando num projeto que deu ao mercado uma nova imagem, divulgando e mostrando o que fazem as empresas e as marcas para estarem na vida dos consumidores, divulgando quem são as pessoas que gerem estas marcas, e revelando os rostos da criatividade que se escondem atrás da sua comunicação. Quando há 10 anos entrámos neste mundo com o Imagens de Marca, colocámos todo um mercado “in”, que até então, estava “off”… muito limitado às páginas de revistas e artigos de jornais especializados. Um mercado para o qual, o Imagens de Marca, nunca se cansou de inovar e de se adaptar, para lhe dar cada vez mais espaço e visibilidade. Por isso, hoje, somos uma marca multiplataformas. Conquistamos o espaço digital e o éter. Colocando também dentro da rádio os sons das marcas. Projeto que me foi confiado pela olhoazul, num claro reconhecimento pelo meu profissionalismo e know how neste meio, mas também para deixar soar mais alto, esta minha paixão!
Com o Sons de Marca, fez-se também, e que eu saiba, pela primeira vez, a informação sobre o marketing e a publicidade de forma inovadora. Desta vez, quisemos além da imagem, dar voz às estratégias e comunicação das marcas todas as semanas. Partilhámos o microfone com líderes de opinião: presidentes e CEOs de algumas das empresas e marcas mais relevantes a nível nacional, que nos deixaram transmitir a sua visão do mercado, mas também do país e do mundo. Foi o momento em que a publicidade radiofónica, tantas vezes com textos extraordinários de criatividade, ganharam mais tempo de antena. E onde se deram a ouvir os bastidores das gravações em sintonia com os seus protagonistas. Infelizmente, tivemos que ficar ao fim de um ano em off, mas continuamos in à procura de voltar a estar on! E espero sinceramente, que este seja um dos projetos a recuperar em breve. Dez anos depois, estamos mais entusiasmados que nunca!
Na senda deste caminho de reinvenção constante, que se impõe a todas as marcas que não querem estar “out”, o Imagens de Marca, iniciou o ano passado, um novo modelo de programas dentro das suas emissões regulares (que tenho tido o privilegio de conduzir, como coordenadora editorial), com algumas rubricas com parceiros que nos têm ajudado a ganhar um conhecimento mais especializado em áreas como a Distribuição (com a APED), Sustentabilidade (com a Sociedade Ponto Verde) e Gestão (com a Católica Porto Business School).
Ainda há muito por fazer e por contar, e nós, queremos estar in por mais 10 anos. E é com os olhos postos no futuro, e o coração neste projeto, que vamos inaugurar um novo ciclo de programas “Especiais”, com um formato e modelo editorial diferenciador. São emissões temáticas, que arrancam já esta semana, com um Especial dedicado ao setor automóvel, onde abordamos diferentes estratégias e marcas de uma forma transversal. Este será, o primeiro, de muitos outros especiais, dos quais podemos destacar para breve: os mercados da Moda, Brinquedos, Luxo e Natal. Uma nova proposta editorial que implica necessariamente uma nova linguagem visual, inspirada por alguns dos mais recentes conteúdos criados pela olhoazul e que tem como principal referência estética, as emissões do Imagens de Marca Travel Brands. Esta é uma das iniciativas que assinalam o nosso décimo aniversário, e que neste contexto de dificuldades para a economia nacional, nos poderá ajudar a continuar a dar destaque ao mundo das marcas. Eu, tenho esperança, que, tal como nós, também o mercado queira estar in!
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