A sua marca está preparada para namorar? A sua marca está preparada para namorar?

2 de julho de 2012

A sua marca está preparada para namorar?

Miguel Figueiredo, Fundador e CEO da Excentric

Cada vez mais, o acesso a informação através da internet é um momento incontornável no processo de compra de grande parte dos consumidores, em praticamente todas as indústrias. Mas esta procura não se limita a ser algo frio, racional e rápido. Não é, o que na gíria relacional se intitula de uma “one night stand”.

Antes de se fazer as compras do mês vai-se à internet à procura de inspiração. Que receitas fazer e que ingredientes comprar, ou, saber que produtos são melhores para a saúde, ou simplesmente, aqueles que estão em promoção e valem mais a pena comprar.

É hoje impensável comprar carro sem antes o ver virtualmente, adaptado às nossas necessidades e vontades, nem sem antes checkar online as suas características, preços e stands que praticam as melhores propostas.

É cada vez maior o número de pessoas que compram roupas online por chegarem à conclusão que é um processo simples, seguro, com acesso a uma variedade praticamente interminável, com possibilidade de personalização e que inclusivamente sai muitas vezes mais barato.

As reservas de hotéis feitas online dispararam nos últimos anos, assim como a procura pelas suas fotografias, características, promoções e recomendações.

A procura de seguros ou soluções bancárias não passa sem antes haver uma comparação online e uma procura de testemunhos e recomendações.

Mesmo a nível das empresas, praticamente todos os profissionais procuram inferir a solidez e credibilidade de potenciais fornecedores consultando informação sobre estes na internet, quer nos seus sites, quer procurando artigos que tenham saído nos jornais online sobre estes.

E este acesso à internet não passa necessariamente por ser feito em casa ou no trabalho. É também feito na rua, na loja, ou a caminho desta. A utilização do telemóvel como um instrumento que permite trazer no bolso todas as vantagens do acesso à internet é cada vez mais uma realidade.

É um facto. Hoje a internet é uma parte integrante e crítica nas nossas vidas de consumidores. Não é por isso surpreendente quando vemos que o Google é utilizado todos os dias por mais de 2.500 milhões de portugueses, e que estes vêem em média 12 páginas, por dia. [dados de Alexa.com]

O que é surpreendente é ainda a falta de cuidado e atenção com que a esmagadora maioria das empresas lida com esta realidade. A maioria continua a olhar para a internet como algo pouco abrangente. Como se fosse apenas mais um canal de comunicação. E como tal, a atenção e budget alocado deve ser proporcional à capacidade de cobertura e frequência que esta demonstra ter. Por outras palavras, a maioria dos Marketers teima em ver e medir os resultados da internet à luz dos instrumentos utilizados com outros media. E é por isso que ainda vemos em Portugal, a Internet a valer pouco mais de 6% dos budgets das marcas, quando a média europeia já vai para cima dos 12% (algumas marcas líder já chegam inclusivamente a investir 25%).

A internet é muito mais que um canal de comunicação. Representa uma mudança fundamental na forma como as pessoas se relacionam com as marcas e com todo o processo de compra e consumo. As pessoas hoje dedicam mais tempo que nunca a obter informação sobre os produtos, a saber a opinião de outras pessoas, a comparar preços, a perceber as desvantagens que só aparecem depois de se aderir a um determinado serviço. E apesar desta procura parecer domina pelo lado racional, estudos demonstram que ao longo deste processo na verdade o que se procura é criar um laço afetivo e emocional com uma das marcas pretendentes. Perceber aquela que é realmente para nós. É por isso que digo que uma marca deve estar na net da mesma forma como se está num namoro.

As pessoas hoje, passam mais tempo que nunca a namorarem produtos antes de se comprometerem com eles. E esse namoro, embora possa ser curto no tempo, é muito intenso. E é totalmente virtual.

Por isso fica a pergunta: a sua marca é uma boa namorada virtual? Capaz de seduzir e ao mesmo tempo dar confiança que é aquela que se anda à procura? Por outras palavras, a sua marca está cuidada e pensada para passar todas as provas solicitadas por este namoro virtual, porém muito exigente?

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Miguel Figueiredo

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