19 de março de 2012

Um cálice de inspiração!

Nesta emissão avistam-se da nossa cidade as magnificas paisagens vinhateiras de Portugal. Um setor visto pelo governo como fundamental para ajudar o país a sair da crise. Certo é que são muitas as regiões que se bebem de norte a sul.

O Porto/Douro e o Alentejo estão no topo, mas surpreendentemente o Algarve está a ter sucesso com novas marcas no mercado. Sendo o vinho, um dos produtos que melhor vende o pais lá fora, a aposta do estado passa por estimular a promoção e consumo. A mais antiga região demarcada segundo o IVDP vai investir na inovação da experiencia de consumo e na formação junto da hotelaria.

O Imagens de Marca desceu pelas encostas escarpadas de um dos maiores produtores da região do Douro, a Symington Family Estates, para ouvir qual a estratégia para continuar a brindar ao sucesso nos tempos que correm. O grupo acredita que é com marcas fortes e vinhos superiores que vai conquistar novos mercados. Pode dizer-se que é também uma nova região de vinhos à mesa. O Algarve está a encher de surpresa o copo dos especialistas vitivinícolas com algumas marcas. O Barranco Longo e as vinhas do célebre músico Cliff Richards mostram que a rota dos vinhos se pode estender ao sul com estratégias de marketing que apostam na enogastronomia com o desenvolvimento de vinhos mais leves. O setor do vinho, ao que parece, pode trazer novas oportunidades de crescimento à economia do Algarve. A marca Gazela é considerada um caso impar no marketing do setor vitivinícola. Em 2004, numa estratégia de relançamento, a marca fez o maior investimento de sempre na comunicação de um vinho em Portugal, conseguiu aumentar as vendas em 50%. Resultados que justificam um investimento contínuo em publicidade. A pouco mais de um mês da estreia do novo anúncio, o Imagens de Marca mostra em exclusivo imagens do making of. Hoje, falar do vinho, é também mergulhar na experiencia do enoturismo.

O Imagens de Marca foi à descoberta destas vinhas do lazer, neste caso, dois hotéis com propostas de valor diferenciadoras que se inspiram na tradição e rituais deste produto. Nas terras do Alentejo o L’And Vineyards é um empreendimento turístico que convida os hóspedes a vivenciar a arte de produzir vinho, desde as vindimas à rotulagem das garrafas. Já a norte, o “The Yeatman”, segue uma estratégia de promoção do negócio vinícola incorporando outras marcas. Este hotel que é um ponto de visita de muitos turistas estrangeiros apaixonados pelo vinho, facto que lhe tem dado elevada notoriedade. É por isso, um espaço importante para a comunicação dos vinhos portugueses. Um posicionamento que permite ao Yeatman parcerias com marcas nacionais. Parceiros que além patrocinadores dos quartos, também oferecem experiências.
 

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
Loading ... Loading ...

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.