6 de outubro de 2014

Marcas que fidelizam

Entraram na vida dos portugueses há cerca de duas décadas e desde então tornaram-se num autêntico fenómeno no mundo do marketing.

Os programas de fidelidade com base em cartões têm sido utilizados cada vez mais por marcas e empresas que querem diferenciar-se e reter clientes num contexto de mercado altamente competitivo. Mas qual é efetivamente o impacto destes programas no comportamento do consumidor, e no processo de decisão de compra?

Com o apoio de Susana Henriques Marques, especialista na área do marketing e docente no ISCTE, que já orientou teses sobre o tema, mostramos como é que estes programas constituem realmente um factor diferencial para as marcas, contribuindo para a construção de relações de proximidade com os consumidores. Aproveitamos ainda para analisar o percurso daquele que se afirma como o programa mais antigo no mercado – o BP Premierplus – e as vantagens de uma parceria como aquela que está na base da criação do cartão Poupa Mais, entre BP e Pingo Doce.

Entrevistas:

Susana Marques – Docente Licenciatura Gestão Marketing ISCTE

Anabela Silva – Diretora Marketing/Comunicação Externa BP

Sofia Lufinha – Diretora Marketing Pingo Doce

 

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Jornalista: Francisco Branco; Imagem: Bruno Tibério; Edição: Rui Rodrigues

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