São uma das riquezas da região de Alcobaça e estão sob Indicação Geográfica Protegida que abrange cerca de 14 concelhos. Falamos das Maçãs de Alcobaça, que hoje fazem parte de uma marca coletiva, com um selo que garante a qualidade no mercado, trabalhado por um conjunto de organizações de produtores, que deixaram de ser concorrentes para serem parceiros na promoção deste produto.
A colheita do fruto faz-se no final do verão, mas o trabalho com as maçãs dura o ano inteiro. Para além dos habituais processos de embalamento, que observámos na empresa Cooperfrutas, e comercialização do fruto, são várias as empresas da região que foram inovando na forma de “oferecer” maçã ao mercado e incentivando novas formas de consumir este produto.
A Frubaça produz sumos naturais, já reconhecidos em Inglaterra, assim como purés frios. A Campotec apostou na maçã fatiada que chega a parceiros como por exemplo a McDonald’s.
E visitámos, também, duas empresas que pretendem adocicar o mercado com o sabor deste tipo de maçã: a Cister Doce, especializada em doçaria e a Vários Sabores que aposta nas tartes de Maçã de Alcobaça. Várias formas de trabalhar o mesmo produto que damos a conhecer nesta reportagem.
Entrevistas:
Jorge Soares – Presidente Associação Produtores Maçã de Alcobaça
Jorge Periquito – Diretor Frubaça
Comentários (0)