Esta semana temos como destino o setor do turismo. Há novas apostas e desafios para conhecer numa viagem que leva a bordo o Instituto do Turismo de Portugal, o turismo residencial, o negócio dos cruzeiros e uma rede de agências que junta uma oferta premium a preços lowcost. Fazemos ainda uma paragem na nossa rubrica How To para falar da importância da experiência do serviço e respiramos fundo com a beleza das imagens do nosso radar, o novo filme institucional do Vila Lara.
Aproveitamos a 25ª edição da BTL para tirar um retrato ao setor do turismo. Tal como a maior feira do turismo nacional concentra esforços nos objetivos comerciais, também o Turismo de Portugal, que marcou presença no certame, está a investir num plano de comercialização e promoção internacional com foco fora dos mercados tradicionais. Orientações estratégicas explicadas ao Imagens de Marca por Frederico Costa, Presidente do TP.
Este ano o investimento em promoção foi também canalizado para o segmento do turismo residencial. Com quebras de vendas de 70% desde 2007 o setor uniu-se e pediu ajuda ao governo. As vantagens competitivas do living in Portugal e as estratégias de internacionalização da oferta por parte de alguns grupos que investem neste setor nos últimos anos, como o Pestana e a Sonae Turismo, são abordadas neste programa.
No qual navegamos em velocidade de cruzeiro, numa peça que revela a importância deste produto para o mercado nacional. Indiferente a ciclos económicos, este setor, apresenta taxas de crescimento a dois dígitos. O Imagens de Marca foi ouvir alguns dos players deste mercado, como a MSC Cruzeiros, a Associação Internacional e a Câmara Municipal de Lisboa. A autarquia está a investir para ser uma das cidades eleitas nestes circuitos turísticos.
Numa paisagem onde o preço se torna a principal atração, a Bestravel, que se afirma como maior rede de agências de viagens em franchising, reforçou o seu posicionamento com uma nova imagem. A marca sentiu que não estava a ser percecionada como a única no mercado com uma oferta premium a preços acessíveis. Toda a estratégia é partilhada na nossa reportagem. É do serviço que vive o turismo.
E uma boa experiência faz a diferença. Na rubrica How To, Sofia Salgado, docente da Católica Porto Business School explica a definição de serviço, as diferentes dimensões que o compõem e como a experiência de serviço constrói uma marca.
Trazemos ainda na nossa bagagem para completar esta emissão, um radar, que destaca o segmento da Saúde e bem-estar. Um filme promocional do Hotel Vila Lara com realização de Carlos Melim. Um dos nomes portugueses selecionados para a seção de Curtas-metragens do festival de cinema de Cannes. É caso para dizer: deixe-se deslumbrar!
Parabéns excelente reportagens sobre o turismo, gostei particularmente do desenvolvimento da costa Alentejana e de Tróia em particular. Um destino de sonho )
Troia no seu melhor