O mundo muda. O mercado publicitário não é exceção. E, numa altura em que os budgets são mais reduzidos e o que se pretende é eficiência e eficácia, as agências estão obrigadas a responder a novos desafios. Se há quem passe a trabalhar projeto a projeto, em vez de contas – como é o caso da The Hotel – estimulando, assim, a criatividade e diminuindo a dependência face aos clientes, há quem decida reposicionar-se e assumir uma nova identidade para ir de encontro às novas necessidades do mercado – veja-se, por exemplo, a Pure. Em simultâneo, há quem diga que estamos perante uma espécie de “Big Bang” da comunicação, mas ao contrário.
Grandes grupos estão a fazer o movimento contrário para concentrar as suas diversas agências (das agências de publicidade às de media e digitais) num único espaço, com o objetivo de economizar custos, promover sinergias e servir todas as necessidades de comunicação das marcas: da publicidade à compra de espaço comercial ou relações públicas. São os casos da Havas e da WPP.
Uma nova era na criatividade que levou a nossa equipa a entrar nas agências e a conhecer as suas novas estratégias.
Entrevistas:
Tiago Viegas – Sócio/Diretor Criativo The Hotel
Manuel Maltez – Presidente Cons. Adm. WPP Portuga
Elgar Rosa – Diretor Executivo Pure
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