Considera-se que a indústria é responsável por cerca 30% do consumo mundial de energia e prevê-se que para este setor os custos de energia aumentem em 30% até 2030. Porém, de acordo com vários estudos independentes existe um potencial de poupança de pelo menos 20%.
Através do recurso ao Centro Móvel da Eficiência Energética, que desde março de 2012 está a percorrer a Europa, a Siemens destaca a eficiência energética como uma medida sustentável para dar início à transição energética global.
A paragem do Centro Móvel da Eficiência Energética em Portugal fez parte do road show Europeu que proporciona ao público uma visão inovadora da tecnologia de ponta que a Siemens oferece para a gestão eficiente de recursos e energia. Através desta ferramenta de marketing, a Siemens aborda as prioridades chave da indústria a fim de ajudar os clientes na redução de custos e no reforço da sua competitividade:
Com o seu portefólio energeticamente eficiente, a Siemens consegue reduzir os custos de energia em até 40%, recorrendo a acionamentos, motores, software e tecnologia de automação altamente eficientes.
Estas soluções energeticamente eficientes do portefólio ambiental fizeram com que clientes Siemens em todo o mundo reduzissem as suas emissões de CO2 em cerca de 317 milhões de toneladas, um valor equivalente às emissões totais anuais das mega-cidades de Deli, Hongkong, Londres, Nova Iorque, Tóquio, e Singapura. A própria Siemens já melhorou a eficiência energética das suas unidades fabris em 20%.
Com a ajuda da Siemens, nesta reportagem fomos perceber realmente de que forma este tipo de soluções energeticamente eficientes permitem aumentar a competitividade das empresas, recorrendo a casos práticos (como a Vodafone Portugal e a Auto-Europa).
Entrevistas:
António Mira – Dir. Siemens A&D Portugal
Francisco Fialho – Dir. Área Prensas VW Autoeuropa
Amorim Ferreira – Dir. Património Vodafone Portugal
Comentários (0)