Considerada uma das grandes tendências de marketing para 2016, pela Marketing Society, a “sharing economy” ou economia da partilha é um dos mais recentes fenómenos possibilitados pela internet e acesso às tecnologias móveis.
Desde cedo que a “partilha” faz parte da condição humana estendendo-se até aos próprios negócios e que leva a novos “drivers” que, atualmente, estão a ter um impacto disruptivo na sociedade e na indústria. Partilhar o carro, a casa, o tempo ou os próprios bens é cada vez mais uma realidade que tem vindo a ser aproveitada para gerar novas marcas e oportunidades de negócio. Uber, Ebay ou Netflix são alguns dos exemplos de sharing economy, mas será que não estão a ser absorvidos pela economia tradicional? Serão de facto estes os exemplos de sharing economy ou procuram apenas aproveitar-se de uma realidade para investir?
É esta e outras perguntas a que os especialistas na área responderam quantificando o impacto real desta economia na sociedade atual, que se estima 15 mil milhões de euros e que pode vir a atingir os 300 mil milhões de euros, em 2025.
Entrevistas:
Rui Ventura – Presidente APPM
Pedro Oliveira – Católica Lisbon-School
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