12 de maio de 2015

Quando as marcas personalizam experiências

O estudo foi apresentado recentemente pela IBM e pela Econsultancy, uma consultora internacional que atua na área do Marketing, e as conclusões são bastante claras: cerca de 90% das marcas acreditam que personalizar a experiência do cliente é fundamental para o sucesso do negócio mas 80% dos consumidores acham que as marcas não os veem como únicos, nem lhes proporcionam experiências personalizadas.

A verdade é que existem alguns casos de sucesso que ficaram na memória dos consumidores, porque “cada um” foi tratado como único, a nível pessoal, de forma surpreendente.

Talvez o mais marcante seja o da Coca-Cola, com o projeto “Partilha uma Coca-Cola Com…”, começou na Austrália em 2011 e a aceitação foi tal que a campanha chegou a todo o mundo, e ainda hoje, 4 anos depois, há mercados que continuam a apostar nesta campanha, como os Estados Unidos da América. Também teve grande aceitação em Portugal, com milhares de consumidores a adquirirem latas com o seu nome, da namorada, do chefe ou até de jogadores de futebol.

Esta “sede” por uma experiência personalizada chega também a empresas como os CTT. Lançaram em 2007 “O Meu Selo”, um serviço que permite a empresas e indivíduos criarem o seu próprio selo.

Entrevistas:

Tiago Santos Lima – Diretor Relações Externas Portugal, Coca-Cola Iberia

Miguel Salema Garção – Diretor Comunicação CTT

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Jornalista: Fernando Paula; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Rui Rodrigues

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