19 de abril de 2016

Qual o novo papel do digital no marketing de moda e do luxo?

Novos consumidores, novas tecnologias e uma nova visão do mundo. As marcas são hoje obrigadas a desenhar novas estratégias para conquistar um consumidor cada vez mais exigente, conectado e digital.

Do mundo dos automóveis ao mundo da moda, é preciso saber comunicar em diferentes canais. Um dos exemplos é o setor do luxo que tem vindo a acelerar na sua estratégia de comunicação através da aposta nas redes sociais e lojas online onde é possível conectar com potenciais clientes e admiradores da marca. Depois de alguns anos sem marcar uma forte presença em Portugal, a Maserati está de volta com números impressionantes no mercado nacional. Uma marca de luxo que tem também vindo a apostar numa estratégia digital.

Mas quais serão os maiores desafios das marcas de luxo no digital? Para Carlos Ferreirinha, presidente e fundador da MCF Consultoria, empresa de gestão do segmento de luxo na América Latina, o principal é não perder a exclusividade que define o setor. Uma visão que se estende à moda que hoje tem vindo a assistir a uma evolução na forma de comunicar com os chamados e-consumidores.

O e-commerce ganhou um “novo estilo” e já faz parte das escolhas de muitas consumidoras em todo o mundo. É por isso que a MO, marca de vestuário do grupo Sonae, tem hoje equipas 100% profissionalizadas, a trabalhar diariamente na loja online, catálogos e redes sociais para conquistar um consumidor que quer uma nova experiência de compra. Vamos analisar o papel do digital no marketing de luxo e no marketing da moda, e perceber de que forma está o online a influenciar as estratégias de decisão e comunicação das marcas.

Entrevistas:

Carlos Ferreirinha – Presidente/Fundador MCF Consultoria

Miguel Costa – Diretor Geral Maserati Portugal

Rita Vasconcelos – Diretora Marketing/Visual Merchandising MO

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Jornalista: Ana Gaboleiro; Imagem: Patrique Almeida; Edição: Arnaldo Guedes

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