A 12ª edição dos Prémios Sapo foi assaltada por um “grande golpe de criatividade”. Este ano, o evento ficou marcado pelo aumento do número de trabalhos a concurso, mais 18% do que no ano passado, registando o numero recorde de 581. No total foram distinguidos 31 anunciantes e 23 agências, num ano em que o Sapo apostou na introdução de novas categorias, como por exemplo, melhor meo kanal, melhor campanha spots interativos e melhor campanha 4 ecrãs. João Paulo Luz, Diretor Comercial do Sapo, garante que estas áreas representam as tendências que têm apresentado um forte crescimento no mercado digital.
Segundo o estudo “Digital Marketing Outlook Portugal” desenvolvido pela Karma Network e pela ACEPI, 32% das empresas tem uma estratégia digital claramente definida, enquanto 59% tem apenas um direcionamento estratégico. Mas para o Diretor Comercial do SAPO a integração do digital nas estratégias globais das empresas em Portugal já é bastante boa, considerando que não ficamos aquém de outros mercados internacionais, opinião partilhada por Hugo Faria. O Diretor da OMG Digital, que ganhou o prémio de Agência de Meios do Ano, garante que, hoje, os valores de investimento nos meios digitais, já representam entre 8% e 10% do orçamento de comunicação.
A Super Bock foi eleita como Anunciante do Ano, conquistando cinco prémios, de ouro e prata, entre eles a Melhor Campanha Social Media com “Change the Like Button”. O facto de haver mais de 70 trabalhos a concurso nesta área vem consolidar a tendência e aposta das marcas em social media. Segundo o estudo “Digital Marketing Outlook Portugal”, as redes sociais são precisamente os canais digitais mais utilizados pelas empresas, com o objetivo de gerar comunidade de fãs e notoriedade. Esta campanha foi um projeto desenvolvido com a Fullsix Portugal, também ela vencedora nesta edição dos prémios Sapo, como Agência Criativa do Ano.
A abordagem visual aposta nas várias campanhas premiadas e o conteúdo espelha as tendências deste meio, numa perspetiva da criatividade alargada a outras plataformas. Nesta reportagem vamos, então, conhecer as tendências digitais que marcaram a edição deste ano, que setores mais investem e a importância que a publicidade digital representa, hoje, para as empresas e marcas.
Entrevistas:
Hugo Faria – Diretor OMG Digital
João Paulo Luz – Diretor Comercial Sapo
Filipa Caldeira – Presidente Executiva Fullsix Ibéria
Comentários (0)