Nesta reportagem quisemos perceber como é que funcionam os bancos de imagem e a sua importância no desenvolvimento de campanhas publicitárias, já que são as agências criativas os seus maiores clientes. Desta forma, podemos dizer que os bancos de imagem são ferramentas de criatividade para quem trabalha nesta área, muitas vezes para experimentar conceitos e materializar ideias.
Falámos com a Corbis, banco de imagens presente em vários países, para perceber a evolução que este negócio tem tido e como se adapta aos dias de hoje, como se pode alertar para a questão dos direitos de autor e como lidam com o acesso livre a imagens na internet para toda a gente.
Falámos também com a Ivity, agência criativa que garante que a crise fez os criativos voltarem a recorrer mais aos bancos de imagem, algo que se verificou muito nos na década de 90. Hoje, este “regresso” mais vincado deve-se a uma questão de rapidez, mas sobretudo, de custos. Apesar disso, Paulo Rocha, Diretor Criativo da Ivity afirma que os bancos de imagens deviam ser mais sensíveis à questão da crise e tentar baixar um pouco os preços, para além de constatar que deveriam também atualizar as imagens que fazem parte do banco.
Entrevistas:
Maria Guimarães – Diretora Executiva Corbis
Paulo Rocha – Diretor Criativo Ivity
Comentários (0)