É uma medida que tem causado polémica nos últimos meses, mas que vai mesmo avançar no início do próximo ano. O Parlamento aprovou um novo imposto sobre os refrigerantes, e as bebidas açucaradas vão, por isso, sofrer já em fevereiro um aumento do preço entre 8 a 16 cêntimos. O objetivo do Governo com a introdução desta medida, também conhecida como ‘Fat Tax’, passa por tentar melhorar os hábitos de consumo dos portugueses.
A receita irá reverter na íntegra a favor do Serviço Nacional de Saúde, e pretende-se que o valor do imposto seja aplicado na promoção de hábitos saudáveis, com campanhas de prevenção contra a obesidade. Mas, apesar do possível efeito positivo na saúde pública, nem todos vêm com bons olhos este novo imposto e há quem considere que a sua aplicação é pura obtenção de receita.
A nossa equipa foi perceber junto de vários especialistas, qual o impacto desta medida no negócio das marcas e na própria economia, num trabalho de investigação que procura revelar também aquela que será a estratégia adotada pelas empresas tendo em conta esta nova realidade.
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