13 de fevereiro de 2013

Motivação de recursos humanos

Gerir uma empresa nem sempre é fácil. Muito menos gerir os recursos humanos dessa mesma empresa, de forma a manter os colaboradores motivados, com uma boa relação entre a equipa e a contribuir conjuntamente para o sucesso da organização.

Para isso, várias empresas recorrem a ações e programas que têm como objetivo transmitir, através de várias dinâmicas, motivação e encorajar quem nelas trabalhar a fazer cada vez mais e melhor, mesmo que com condições, por vezes, adversas e que os podem deitar abaixo. Numa época em que o contexto é mais difícil, que muitos colaboradores perderam regalias ou em que os negócios não correm tão bem, é necessário manter as equipas com energia para trabalhar, com a mesma dedicação e motivação.

A Ritmundo e a Neves de Almeida são duas empresas que fazem deste tipo de ações o seu modelo de negócio.

A Ritmundo, no mercado há 6 anos, já motivou mais 5.500 pessoas num universo de 40 empresas. Através da música e expressão corporal, o seu objetivo é inspirar organizações e pessoas a enfrentar os desafios laborais, procurando soluções inovadoras que beneficiem o bem-estar do próprio colaborador e a eficiência no trabalho. Para registar de perto este tipo de atividade, acompanhamos a Ritmundo numa ação, no Casino Estoril, para a Century 21, com quem também falámos para perceber a importância de recorrer a este tipo de programa e o que traz aos seus colaboradores.

Já a Neves de Almeida, com mais de 20 anos de experiencia, desenvolve também programas de motivação de equipas. E com a atual conjuntura económica, desenvolveu um programa que visa despertar no líder de uma empresa a necessidade de ser sensível e disponível para a identificação de situações-problema dos seus colaboradores, que se chama Life Leader. Acompanhamos também uma ação junto de um dos seus clientes, a Generali, uma companhia de seguros, para vermos como trabalha a dinamização de grupo.

O propósito da reportagem é, assim, compreender como funcionam estes negócios, acompanhando duas empresas em ações com clientes, de forma a perceber a importância destes programas para que as equipas tenham um maior contributo para o sucesso das organizações, de maneira a que possam crescer numa situação económica difícil.

Entrevistas:

Kula – Diretor Rit’mundo

Mariana Pinto – Responsavel Marketing Century 21 Portugal

Isabel Rita – Diretora Geral Neves de Almeida

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
2 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Sandra Barata: Imagem: João Ricardo Pinto/Luís Magalhães; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.