Entraram na vida dos portugueses há cerca de duas décadas e desde então tornaram-se num autêntico fenómeno no mundo do marketing.
Os programas de fidelidade com base em cartões têm sido utilizados cada vez mais por marcas e empresas que querem diferenciar-se e reter clientes num contexto de mercado altamente competitivo. Mas qual é efetivamente o impacto destes programas no comportamento do consumidor, e no processo de decisão de compra?
Com o apoio de Susana Henriques Marques, especialista na área do marketing e docente no ISCTE, que já orientou teses sobre o tema, mostramos como é que estes programas constituem realmente um factor diferencial para as marcas, contribuindo para a construção de relações de proximidade com os consumidores. Aproveitamos ainda para analisar o percurso daquele que se afirma como o programa mais antigo no mercado – o BP Premierplus – e as vantagens de uma parceria como aquela que está na base da criação do cartão Poupa Mais, entre BP e Pingo Doce.
Entrevistas:
Susana Marques – Docente Licenciatura Gestão Marketing ISCTE
Anabela Silva – Diretora Marketing/Comunicação Externa BP
Sofia Lufinha – Diretora Marketing Pingo Doce
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