5 de novembro de 2012

Longines: a cronometrar a história há 180 anos

Estávamos em 1832. Na pacata povoação de Saint-Imier, na Suiça, nascia a Comptoir Raiguel Jeune & Cie, uma pequena oficina relojoeira fundada por Auguste Agassiz. Seria neste local onde a Longines começaria a dar corda ao negócio.

Registada pelo sobrinho de Auguste Agassiz, Ernest Francillon, em 1880, o nome da marca de relógios deriva do local onde a primeira fábrica da empresa foi construída: na margem direita do rio Suze, num lugar chamado “Les Longines”, que significa “campos longos e estreitos” no dialeto francês da região.

Vencedora de vários prémios internacionais, a marca afirmou-se pioneira em diversos avanços tecnológicos, nomeadamente no que diz respeito à medição do tempo de provas desportivas. A Longines introduziu o primeiro mecanismo de cronometragem a ser disparado por um fio eléctrico.

Atualmente pertencente ao grupo Swatch, a Longines acredita, tal como afirma na sua assinatura, que a “elegância é uma atitude”. Uma atitude que tem tentado transpor para as comemorações do 180º aniversário. Além do lançamento de edições especiais dos seus relógios, a marca reabriu o remodelado museu Longines, precisamente no local onde nasceu e onde Imagens de Marca esteve presente para conhecer toda a sua história.

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Jornalista: Francisco Branco; Imagem: Luís Magalhães; Edição: Rui Rodrigues

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