Para falar do setor automóvel, não podemos deixar de falar nas tecnologias de futuro, os segmentos elétrico e hibrido dão que falar e nenhuma marca quer ficar de fora desta corrida.
De janeiro a agosto de 2012, foram vendidos 34 carros elétricos, menos 88 que no mesmo período do ano anterior, significando uma quebra de 72,1%. O preço elevado deste tipo de carro é apontado como a maior razão para esta quebra, dado o contexto económico que vivemos.
Que o diga a Nissan que neste período, em 2011, já tinha vendido 72 automóveis com o modelo Nissan Leaf, e este ano, foram apenas 9 as unidades vendidas. Já a Renault lançou três dos seus modelos elétricos, o Fluence Z.E., o Kangoo Z.E e o Twizy, este ano e é já a marca líder nas vendas de veículos elétricos em Portugal, segundo a ACAP. Em 2013 quando sair o modelo Zoe, a gama ficará completa.
2012 foi também o ano em que a Opel decidiu apostar na mobilidade sustentável. Lançou o Ampera, considerado pela ACAP um híbrido que este ano já vendeu 12 unidades. Com menos unidades vendidas, apenas duas neste segmento, também a BMW decidiu entrar nesta corrida e apresentou recentemente os protótipos que considera serem a mobilidade do futuro. Já a Toyota, vendeu 164 híbridos nos primeiros 8 meses do ano, dentro dos vários modelos que oferece. Pioneira no lançamento deste tipo de automóveis, a Toyota, lançou o Prius,em 1997 no mercado japonês, que se espalhou por dezenas de países e se tornou no primeiro veículo híbrido em série e mais vendido em todo o mundo.
Mas não se pense que no mundo dos híbridos corre tudo sobre rodas. Também este segmento de mercado sofreu quebras nos últimos anos. De janeiro a agosto de 2010 foram vendidas, em Portugal, 932 unidades, baixando para 724 em 2011 e para 615 em 2012, apresentando uma quebra de 15,1% no último ano.
Mas mais que marcas de carros, a mobilidade sustentável atinge todo o tipo de empresas. A Prio E, uma subholding da Prio Energy, quer estar na linha da frente das tecnologias de futuro e estar presente em toda a cadeia de valor da mobilidade elétrica. Assim, aposta em transportes públicos elétricos em Lisboa, como os táxis estando a meio dos 2 meses experimentais. Nós acompanhamos um dia de funcionamento destes táxis e fomos saber o que podem mudar na cidade.
Reveja a reportagem do Imagens de Marca sobre este tema.
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