De acordo com os dados do Censos 2011, atualmente na região de Lisboa cerca de 25% da população corresponde a pessoas com mais de 65 anos. Uma parte relevante das pessoas idosas reside sozinha, em condições precárias, com pouco acesso a cuidados de saúde especializados, levando uma vida solitária e emocionalmente isolada.
Foi precisamente com o objetivo de melhorar as condições de habitabilidade e de conforto dos idosos carenciados da capital que recentemente a Santa Casa levou a cabo a terceira edição da “Reparar”, uma iniciativa que em três anos reabilitou 77 casas de utentes da instituição através de voluntariado corporativo. Em 2014, uma equipa de 8 voluntários da EDP, através da Bolsa de Eletricistas Voluntários da EDP Distribuição, ajudou a fazer reparações em diversas habitações.
Ao associar-se a esta ação, a elétrica portuguesa voltou a promover o voluntariado empresarial como peça fundamental da sua política de responsabilidade social, que, tal como diz, é uma forma de “devolver à sociedade aquilo que a sociedade lhe ajuda a construir todos os dias”.
Uma das nossas equipas esteve na casa de Maria Angélica, uma das idosas abrangidas pelo projeto, para ver “in loco” como EDP e Santa Casa transformaram a sua vida.
Entrevistas:
Margarida Pinto Correia – Diretora Inovação Social Fundação EDP
Paulo Mateus Calado – Administrador Santa Casa Misericórdia Lisboa
Comentários (0)