Segundo a Associação Internacional de Companhias de Cruzeiros, só em 2012, em todo o mundo, foram mais de 20 milhões as pessoas que optaram por este tipo de turismo. Indiferente a ciclos económicos, este é um setor que apresenta taxas de crescimento superiores a qualquer outro segmento de atividade turística e mostra-se cada vez mais estratégico para o desenvolvimento económico de regiões e cidades portuárias.
É o caso de Lisboa, cidade eleita em 2009 pelos World Travel Awards como melhor destino de cruzeiros na Europa, e que no ano passado recebeu um número de recorde de passageiros: mais de meio milhão. A Vereadora de Economia da Câmara Municipal de Lisboa, Graça Fonseca, explica-nos como é que os cruzeiros podem ser um motor de crescimento de outros setores, e qual a estratégia da autarquia alfacinha para continuar a fazer com que os operadores incluam a cidade das sete colinas nos circuitos turísticos.
Entre as companhias que vêem Lisboa como um destino interessante para os seus itinerários estão a Costa Cruzeiros, que se afirma líder no continente europeu, e a MSC Cruzeiros, a maior operadora da região do Mediterrâneo. Através de entrevistas aos responsáveis de cada uma das marcas, fomos perceber quais os desafios atuais com que esta indústria se depara, e quais as estratégia adotadas para que ela se mantenha no comando do turismo mundial.
Entrevistas:
Graça Fonseca – Vereadora Economia/Inovação CML
Jorge Carreiras – Diretor Line-C
Eduardo Cabrita – Diretor Geral MSC Cruzeiros Portugal
Comentários (0)