Aproximam-se a passos largos duas das mais importantes competições a nível de criatividade em Portugal: a 15ª edição do Festival do Clube de Criativos e os Young Lions 2013. A primeira, que elege os melhores projetos criativos a nível nacional, tem vindo nos últimos anos a assistir a um decréscimo do número de participantes. Já a segunda, que se destina a premiar novos talentos nas áreas de Marketing, Publicidade e Relações Públicas, inserindo-se no Festival de Cannes Lions, tem-se pautado por uma prestação portuguesa abaixo das expectativas.
Num momento em que se apela à participação nestas duas competições, o Imagens de Marca foi descortinar as razões que estão por detrás do seu enfraquecimento. Será o reflexo do atual estado da criatividade em Portugal, que tem sido duramente afetada pela conjuntura económica e pela falta de união na indústria? Onde é que está a criatividade? Será que o modelo da criatividade faliu? De onde saem os novos criativos?
Estas são algumas das questões que serão respondidas por José Carlos Campos, diretor criativo da Strat, Pedro Bexiga, diretor criativo da FUEL, e Pero Pires, diretor criativo da Ivity e recentemente eleito vice-presidente do Clube de Criativos. Numa altura difícil da vida nacional, em que a criatividade é vista como um motor de recuperação, a nossa equipa foi falar com estas mentes criativas para nos indicarem os caminhos de futuro nesta área, e o que está a ser feito, por exemplo, para que o Festival do Clube de Criativos volte a ser uma inspiração para quem trabalha na indústria.
Paralelamente, visitámos a Lisbon AD School, e entrevistámos Frederico Arouca, o seu presidente, para construirmos o perfil do jovem criativo de hoje. A criatividade ensina-se? Os jovens de hoje são mais ou menos criativos? Será que estão desiludidos com a profissão? Como incentivá-los? As respostas serão incluídas num trabalho complementar desenvolvido para a plataforma online do Imagens de Marca.
Entrevistas:
José Carlos Campos – Diretor criativo Strat
Pedro Pires – Vice-presidente Clube de Criativos
Marcelo Lourenço – Diretor criativo FUEL
Comentários (0)