24 de fevereiro de 2016

Construindo marcas

Refazer uma marca é revisitar os seus alicerces profundos, ou se se tratasse de uma árvore é revisitar as suas raízes, perceber o que está lá por baixo e depois redefinir tronco comum e ver como ramos se vão desenvolver. Grande parte deste trabalho é de natureza conceptual. Aquilo que se vê é uma ponta de um iceberg”.

Este é o ponto de partida de Carlos Coelho, um dos fundadores da Ivity, quando se pensa a construção de marca e por estes dias, foram duas as construções saídas dos “estaleiros” ou da “floresta criativa” da Ivity. Mas cada caso é um caso. 14 anos depois da Galp ter dado a conhecer ao país a sua energia positiva, praticamente a mesma equipa criativa, redesenhou a marca para sublinhar que energia cria energia. A Galp de hoje é diferente da de 2002. Está muito mais focada nos mercados internacionais, em especial do ponto de vista de extração e produção. No fundo, a marca já não é apenas uma distribuidora de combustível… Este é o ponto de partida que levou a Ivity a reposicionar a marca, fazer um “facelift” à imagem e, em parceria com O Escritório, reforçar esta mensagem através de uma campanha de comunicação.

A Ivity foi também a responsável por desenhar a nova marca corporativa do Grupo Portucel Soporcel. A “The Navigator Company” resulta da necessidade de evolução para uma nova marca comum que unisse ainda mais o grupo, numa altura em que passa por um ciclo de forte investimento na expansão e na internacionalização das suas atividades. “Poder navegar pelo passado, pelo presente e pelo futuro” é a premissa da criatividade da nova marca, cujo nome se baseia numa das mais reconhecidas marcas de papel do portefólio do grupo.

Entrevistas:

Carlos Coelho – Presidente Ivity Brand Corp

Carlos Gomes da Silva – Presidente Comissão Executiva Galp

José Eduardo Nunes – Chefe Gabinete Presidência / Comunicação Galp

Paulo Rocha – Diretor Criativo Ivity Brand Corp

Nuno Jerónimo – Fundador / Diretor Criativo O Escritório

Diogo da Silveira – Presidente Executivo The Navigator Company

Joana Seixas – Diretora Marketing The Navigator Company

Avalie este artigo 1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas
4 votos
Loading ... Loading ...
Jornalista: Fernando Paula / Francisco Branco; Imagem: Bruno Tibério / João Ricardo Pinto; Edição: Arnaldo Guedes

Comentários (0)

Escreva o seu nome e email ou faça login com o Facebook para comentar.