Os anos da crise económica refletiram-se em diversos setores de atividade a nível global. O comportamento do setor automóvel foi um claro sinal da situação que se vivia, em especial em Portugal. As vendas caíram a pique, em especial nos anos de 2011 e 12.
Mas os sinais de retoma já se sentem e as vendas automóveis estão a crescer, apesar dos números relativos a 2014 estarem ainda abaixo da média de vendas dos últimos 15 anos. Mas será este um sinal da retoma económica e da vontade dos portugueses em investir numa compra que também tem um carater emocional? E se sim, como estão essas vendas a evoluir? Perguntas às quais vamos à procura de resposta.
Mas o mercado automóvel não se faz apenas do ato de compra. A produção automóvel tem bastante peso para a economia nacional e contribuiu para a balança comercial do país, uma vez que a maioria dos carros produzidos em Portugal são exportados. Com a indústria a crescer em 2014, de forma direta mas também indireta, o setor é atrativo para os profissionais, quer numa vertente de contacto com o cliente, quer ao nível dos engenheiros mecânicos e automóvel.
Fomos analisar todo este mercado e perceber quais as tendências de futuro de um setor fundamental para a economia do país. Uma reportagem inserida na Emissão Especial do Imagens de Marca dedicada ao setor Automóvel, em associação com a Cetelem, LeasePlan e Benecar.
Entrevistas:
Hélder Pedro – Secretário-geral ACAP
Margarida Pereira – Resp. Eng. Industrial Volkswagen Autoeuropa
Pedro Martins – Responsável Área Engenharia Michael Page
Comentários (0)