Nesta reportagem queremos olhar para o setor do turismo e conhecer os objetivos e desafios para 2013. Seguindo as linhas traçadas em 2012, depois da revisão do Plano Estratégico Nacional de Turismo, o Turismo de Portugal aposta agora numa estratégia de comercialização e promoção internacional do país. Para além dos mercados tradicionais, o Brasil, a China, a India, a Rússia e os EUA surgem como alguns dos países mais importantes para captar turistas. Com um orçamento de 45 milhões de euros anuais, o Turismo de Portugal emprega um terço na promoção do país enquanto destino turístico.
Com a campanha “Portugal, Portugueses” lançada recentemente, o objetivo é comunicar além-fronteiras as nossas características diferenciadoras, muito apreciadas por quem nos visita, como a hospitalidade, a gastronomia, o surf e o golfe, estes últimos produtos prioritários para o crescimento do setor. Mas há também novos segmentos a ganhar importância nesta área, como o turismo religioso, o residencial e o enoturismo, que marcaram presença na 25ª edição da BTL, que o Imagens de Marca acompanhou.
A Feira Internacional de Turismo, que este ano contou com 65.000 visitantes, entre público e profissionais da área, funciona como um barómetro do mercado, onde são apresentadas as novidades para o ano e onde marca presença o que se melhor se faz nesta indústria. Este ano os objetivos baseavam-se em potenciar contactos e negócio entre os players do mercado.
Entrevistas:
Frederico Costa – Presidente Turismo de Portugal
Fátima Vila Maior – Diretora Área Feiras FIL
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