Tal como uma marca comercial, uma marca desportiva como os Jogos Olímpicos tem o seu próprio valor. Com os Jogos de Londres, em 2014, a serem uma edição de enorme sucesso, a marca atingiu um valor nunca antes alcançado: foi avaliada em cerca de 45 mil milhões de dólares. Agora os Jogos arrancam no Rio de Janeiro e a polémica há muito que se alastrou. Desde atrasos nas obras, passando pela crise vivida no país, à questão da insegurança ou os problemas verificados nas instalações dos atletas.
Mas qual o impacto de todas estas situações na marca Jogos Olímpicos? Afetam o seu valor? De que forma? Influenciam também o valor da marca país Brasil? Questões que vamos dar resposta nesta reportagem. Os especialistas e o marketing do Comité Olímpico Internacional afirmam que só se saberá se a aposta foi ganha ou não no final dos primeiros Jogos Olímpicos a terem lugar na América do Sul Jogos, mas referem que esta é uma das marcas desportivas mais valiosas de todo o planeta.
Um evento que conta com inúmeros patrocinadores, quer do próprio evento, quer das equipas olímpicas do país que definem diferentes estratégias para garantir visibilidade às marcas que se associam ao espírito olímpico.
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