A música é dentro do entretenimento a área com mais interesse junto dos jovens, segundo as conclusões do Estudo BrandSponsor do Grupo Consultores. Impõe-se ao futebol e ao cinema conquistando um interesse declarado de forma espontânea na ordem dos 56%. São dados que amplificam a importância dos investimentos em comunicação e ativação nos diversos festivais de música que dão ritmo ao verão das marcas.
Uma melodia que envolve a concorrência e diferenciação dos próprios festivais que procuram superar-se em notoriedade e mediatismo, e as muitas marcas que sobem ao palco dos recintos como grandes ou pequenos patrocinadores, tirando partido da festa para conquistar consumidores, travar relações emocionais duradouras, deixando uma marca dos seus valores!
Este foi o enquadramento da emissão, abrindo o mês de agosto com uma maratona pelos principais festivais de música, observando as estratégias que se mostraram mais fortes este ano.
É o caso do NOS Alive, que logo a seguir ao NOS Primavera Sound do Porto, é o festival com melhor desempenho mediático nos dados de junho, do ranking “Maratona dos Festivais de Verão” da consultora Cision. Razão que justifica o contínuo investimento da operadora de telecomunicações no evento, e que atrai marcas como a Heineken e a Caixa Geral de Depósitos a reforçar a presença nos últimos anos com ativações diferenciadoras.
Também o clássico Super Bock Super Rock preparou uma edição inovadora para 2015, assinalando os 20 anos de existência com um regresso à cidade, abandonando o conceito de festival de praia, volta a mostrar porque é conhecido por ser camaleónico. A marca de cervejas da Unicer mantém-se no topo da notoriedade total com mais de 95%. A este novo conceito aderiram marcas como os CTT e a MEO, que vêm aqui uma oportunidade para dar mais força à relação com a música.
Esta tem sido uma preocupação da EDP, em busca da consolidação do seu posicionamento como “ A Energia Oficial da Música”. A marca lançou o projeto On Tour através do qual investe numa presença em vários festivais de música nacionais e internacionais, procurando destacar-se em experiências que envolvem tecnologia e inovação. Nesta tournée conta ainda com o seu festival próprio, o EDP Cool Jazz que tem vindo a dar um contributo relevante no impacto mediático da marca. São estratégias que encontram na música um território de confiança, um fator decisivo na escolha de uma marca!
Nesta emissão olhámos também para este valor, através da rubrica Marcas de Confiança, para conhecer o que faz da Miele uma líder da confiança no segmento dos eletrodomésticos, de acordo com o estudo das Seleções do Reader’s Digest.
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