Esta semana temos uma emissão que nos guia pela portugalidade trabalhada ao sabor das marcas. São muitas as que aproveitam as raízes nacionais e o que de bom tem a tradição portuguesa para inovar e fazer crescer o negócio, enquanto outras, que chegam de fora, se deixam seduzir pelos sabores portugueses. É uma emissão que nos faz “ir para fora, cá dentro”.
Começamos a nossa viagem pelo Alentejo…e voltamos a 2007 quando foi apresentada ao mercado a Adega Mayor, do Grupo Nabeiro, e inaugurada a sede em Campo Maior, desenhada pelo arquiteto Siza Vieira. Sete anos depois e com a certeza que a marca já ganhou alguma maturidade, o Grupo acredita que estava na altura de homenagear quem idealizou as linhas que se tornaram na casa da marca. Assim, nasceu o “Vinho Siza”, uma edição especial limitada a 2.500 garrafas e que é mais um passo na constante inovação que a marca acredita ser essencial para o seu crescimento.
Foi também no Alentejo, em Beja, que o “Portugal Sou Eu” esteve, a divulgar e promover este selo, numa das maiores feiras agrícolas do país, a Ovibeja. Mas nesta rubrica, passamos também pelo norte do país, onde o sabor das alheiras de Mirandela e dos vinhos Douro Prime nos guiam pela tradição portuguesa e pelas estratégias das marcas que aderiram ao selo, com o objetivo valorizar a oferta nacional.
A paragem seguinte é Lisboa, cidade que protagoniza a mais recente campanha do LIDL para a Europa, “See you in Lisbon”. Presente em Portugal há quase 20 anos, a cadeia alemã tem trabalhado estrategicamente para se aproximar dos padrões de consumo dos portugueses.
Já para estar mais próxima dos seus clientes, propondo-lhes soluções e ajudando-os a criar valor, a PWC e o BEO LAB (laboratório da área comportamental da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto) estão a trabalhar na investigação do comportamento Empatia, mas também no de Partilha de conhecimento e competências internas. Como podem as empresas usar a economia comportamental em seu benefício é o tema deste mês da rubrica How to, mostrando-nos como a investigação na área comportamental pode ser aplicada na realidade empresarial.
Terminamos a emissão em festa, ao falar da celebração do 3º aniversário do Aura, um espaço português que segue a estratégia de trazer “mundo” ao Terreiro do Paço, onde está presente. Mais que um restaurante, este espaço é palco de vários eventos, que representam 40% do negócio e que contam com a experiencia e o know how de quase três décadas de Carlos Medeiros. O produtor conta ao Imagens de Marca como o Aura tira cada vez mais partido da localização para fazer crescer o negócio, e fala-nos da Challenge Concept, a empresa que está por detrás dos eventos que produz.
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