17 de dezembro de 2012

O “P” de Prémios e de “Poder”

Aos quatro “Ps” do marketing, juntamos na emissão desta semana um quinto “P”, o dos prémios. Um “P” que acaba por ser também sinónimo de “poder”.

É o poder de quem consegue ganhar a distinção entre os demais, o poder de influenciar o consumidor e o poder de estimular os marketeers a ser mais eficazes nas suas estratégias de comunicação. A nossa equipa de reportagem foi percorrer os lineares onde se decide efetivamente a compra e com a ajuda de estudos de neuromarketing, procura encontrar respostas sobre o verdadeiro impacto dos prémios e distinções na mente do consumidor, no momento de escolha do produto.

Quisemos ainda perceber que retorno sustenta os crescentes investimentos em comunicação, por parte das marcas, que detém estes selos. E são os resultados que servem de critério principal para a atribuição dos prémios Eficácia, que viu aumentar em 40% as inscrições de casos a concurso este ano. Em jogo está a estratégia de comunicação e a sua rentabilidade versus o investimento. Na oitava edição, o Limiano é o grande vencedor e por isso o caso que nos ajuda a compreender a importância e o “poder” desta distinção. Para o júri do concurso organizado pela APAN e Grupo Consultores, o Limiano é um caso de eficácia em pesquisa, inovação de produto, rentabilização de recursos e criação de valor para o consumidor e para a marca.

Mas os prémios, também podem servir para mostrar o poder de se marcar tendências, é este o âmbito dos troféus atribuídos pelo Sapo. Na 12ª edição, esta iniciativa continua a estimular e dinamizar a indústria em torno do universo da criatividade digital. Os números deste ano confirmam o sucesso com um aumento de 18% nos trabalhos inscritos face a 2011, confirmando-se também a tendência da comunicação nas redes sociais. A Melhor Campanha nesta área foi a da Super Bock com “Change The Like Button”, que deu à Fullsix o prémio de Agência Criativa do Ano.

Premiar, é também ajudar um projeto a evoluir ou a implementar-se através do reconhecimento.Este é o poder dos Nutritions Awards, que a nossa reportagem também irá destacar, contando a história dos dois projetos vencedores deste ano. Dois exemplos do empreendedorismo jovem, empenhado em mostrar ideias inovadoras no setor agroalimentar e das ciências da nutrição. Projetos que por terem sido premiados têm o “poder” de atrair o interesse público e com este ”poder”, os projetos STUFA e as embalagens feitas a partir de resíduos alimentares, prometem trazer o “poder” da sustentabilidade para um mundo melhor!

 

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